A Sterling é uma marca pouco popular, mas conhecida entre os apreciadores dos brutos, por produzir caminhões robustos e duráveis entre 1907 e 1953 nos Estados Unidos. Por essa razão, os poucos modelos que ainda existem no mercado são de colecionadores.
Mas 13 unidades apareceram à venda no mercado norte-americano e despertaram o interesse dos aficionados por caminhões clássicos. Essas unidades serão leiloadas pela Mecum Auctions, especializada em leilões de veículos para colecionadores. Por enquanto não há informações sobre os preços desses exemplares.
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Irão a leilão, portanto, os 13 modelos da Sterling, mais um Peterbilt. Todos integram a coleção da fazenda Timber Crest, no Estado da Califórnia. Conforme a Mecum Auctions, os caminhões raros estão em excelentes condições.
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O modelo mais antigo à venda é de 1917. No entanto, os fabricados na década de 1930 são considerados os mais especiais. Nesse sentido, o robusto basculante Sterling DD13-65 ML parece ainda estar pronto para trabalho pesado. Do mesmo modo, o trator de eixo duplo FCS210 de 1931.
Todavia, o mais especial é o Sterling JC137. O modelo é um desejo de muitos amantes da marca. Afinal, destaca-se pelo desenho da grade, com capô pronunciado e faróis especiais.
Sterling deixou um legado
A Sterling começou como Sternberg Motor Truck Company, nomeada em homenagem ao seu fundador, William Sternberg. Durante a Primeira Guerra Mundial, o nome da empresa mudou para Sterling, com o objetivo de popularizar mais a marca. Assim, a fabricante de Wisconsin começou a ganhar fama por seus caminhões de alta qualidade. Assim como pela boa aparência.
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O predicado de caminhão durável tinha relação com o processo construtivo. Ou seja, nada de produção seriada. Nos 50 anos de existência, a Sterling produziu apenas 12 mil veículos. Razão de serem considerados raros.
O nome Sterling retornou brevemente na década de 1990, quando a empresa controladora Freightliner assumiu a produção dos caminhões pesados da Ford. Todavia, os modelos Ford foram vendidos como Sterling por 11 anos, até que a Daimler Truck encerrou o negócio. No entanto, essas versões mais modernas não tinham o charme dos modelos antigos.