A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas. Afinal, ela faz tarefas simples, como ligar e desligar aparelhos eletrônicos por comando de voz. Bem como resolve questões complexas. Já há relatos de teses de mestrado escritas por elas. Atualmente, a ferramenta ajuda até a desenvolver veículos. Inclusive caminhões.
Além disso, há quem use a inteligência artificial para dar asas à imaginação. Dessa forma, dá até para criar caminhões baseados em carros esportivos. Embora esse tipo de ideia não tenha aplicação prática, há imagens bem bonitas.
Caminhões inspirados em carros esportivos
É o caso de Jalal Merzoug. Ele usa a inteligência artificial para criar caminhões. Assim, aprimorou algo que já vem sendo feito pela indústria. Sobretudo as que apostam em modelos elétricos. É o caso da Tesla, assim como da Einride. Ou seja, são marcas que já têm caminhões com desenho futurista.
Publicidade
Portanto, as linhas das criações de Merzoug focam a aerodinâmica. No entanto, no mundo real dificilmente esses caminhões poderia ser usado em operações de transporte. "O desafio é manter o mesmo nível de estilo e desempenho adicionando a robustez e a praticidade de um caminhão. Sobretudo quando o assunto é integrar o design de carros famosos", diz Merzoug.
Caminhões com linhas de Bugatti, Rolls-Royce
Contudo, em todos os desenhos os caminhões têm linhas e proporções coerentes. De acordo com Merzoug, foram utilizadas ferramentas da inteligência artificial. Portanto, basta escrever algumas palavras chaves para que a tecnologia crie imagens sozinha.
Seja como for, Merzoug se inspirou no desenho de supercarros clássicos e que mexem com o imaginário popular. É o caso de modelos de marcas como Bugatti, Pagani, Rolls Royce, Ferrari e Koenigsegg, bem como Ferrari, obviamente. Há até a versão que remete a um Mercedes-Benz Arocs (abaixo).
Veja outras imagens que o Estradão separou: