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Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025

Com base no desempenho do primeiro semestre, o Estradão destaca os caminhões mais promissores em cada segmento a partir de 6 toneladas de PBT

Andrea Ramos

28 de jul, 2025 · 9 minutos de leitura.

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Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025
Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025
Crédito:Fotos: VWCO/Volvo
Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025

As vendas de caminhões novos continuam em ritmo abaixo do registrado em 2024, ao menos no primeiro semestre. Ainda assim, alguns modelos se destacaram em meio à retração, especialmente entre os veículos com peso bruto total (PBT) acima de 6 toneladas. Ou seja, a partir dos caminhões leves.

De janeiro a junho, a indústria comercializou 53.420 unidades. Uma queda de apenas 3,62% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o volume chegou a 55.425, segundo dados da Fenabrave.

Neste cenário, o Volkswagen Delivery 11-180 assumiu a liderança do mercado nacional, com 3.069 unidades emplacadas no semestre. Essa performance rompeu uma hegemonia de seis anos do Volvo FH 540, até então o caminhão mais vendido do Brasil.

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Assim, a mudança reflete diretamente o desempenho dos pesados, que puxaram a queda nas vendas totais. No primeiro semestre de 2025, o segmento respondeu por 46,5% dos emplacamentos. No mesmo período do ano anterior, esse índice foi de 52%.


Queda dos pesados abre espaço para novos líderes

Com a retração no segmento de extrapesados, outros modelos ganharam visibilidade e espaço para crescer nas vendas. O segundo semestre tradicionalmente aquece as vendas, sobretudo entre os pesados. Mas os números atuais já permitem projetar os possíveis líderes de 2025 com base no desempenho recente e no histórico de mercado.

Para mapear as tendências, o Estradão selecionou um modelo de destaque em cada categoria com PBT acima de 6 toneladas. São caminhões com alta aceitação entre frotistas e transportadores, e que apresentam forte ritmo de vendas no ano. Confira a lista dos prováveis campeões de venda em 2025 e o que eles entregam.

Caminhões leves – Volkswagen Delivery 9.180

Com 1.115 unidades vendidas e 42,82% de presença no seu segmento nos primeiros seis meses deste ano, o modelo reina absoluto. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, Mercedes-Benz Accelo 1017, que fechou o primeiro semestre com 577 modelos vendidos. Ou seja, bem distante do seu competidor alemão.

Seja como for, o caminhão da Volkswagen se destaca como uma das principais escolhas no segmento de caminhões leves com PBT de 8.800 kg. Equipado com motor Cummins ISF 3.8 de 175 cv e 61,2 mkgf de torque, transmissão Eaton de seis marchas e chassi reforçado, a soma disso garante desempenho e durabilidade. Atributos que dão boa fama ao modelo.

Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025
Com o mercado de pesados em queda, Delivery 11-180 tem Fotos: VWCO

O Delivery 9-180 também traz cabine com bom espaço interno. E por causa da posição mais alta por causa do maior ângulo de ataque, o modelo tem boa visibilidade e ergonomia pensada para facilitar o dia a dia do motorista. Dessa forma, o modelo é uma solução para entregas urbanas, atacarejos e distribuição regional leve.

Caminhões médios – Volkswagen Delivery 11.180

O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão médio e o mais vendido. Para se ter uma ideia, com as 3.069 unidades emplacadas no semestre, o modelo ganhou 41% de participação no seu segmento.

Seja como for, o 11-180 é indicado para aplicações urbanas e intermunicipais. Com peso bruto total (PBT) de 10.700 kg, o modelo é equipado com motor Cummins ISF 3.8 de quatro cilindros, que entrega potência de 175 cv a 2.600 rpm e torque máximo de 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.700 rpm.

A transmissão manual ou automatizada é Eaton de seis marchas, com tração 4x2 e eixo traseiro Meritor MS 17-145. A suspensão dianteira e traseira é composta por feixes de molas semielípticas com amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.

O modelo conta com distância entre os eixos de 4.300 mm e capacidade máxima de carga útil mais carroceria de 7.260 kg. A capacidade técnica do eixo dianteiro é de 4.100 kg e do eixo traseiro, 7.200 kg. Dessa forma, atende operações com cargas mais pesadas, sendo uma boa opção nas atividades interurbanas.


Caminhões semipesados – Volvo VM 290

Com 2.141 unidades vendidas e 12,4% de participação, o Volvo VM 290 lidera, mas não com tanta presença no segmento. As vendas de caminhões semipesados cresceram no País neste primeiro período do ano. Para se ter ideia, o segmento participava com 28% de presença em 2024. Neste ano a representação da categoria foi de 31% no primeiro semestre.

Todavia, o Volvo VM 290 está a frente do segundo colocado, Mercedes-Benz 1719, em 679 unidades. O representante da estrela vendeu no período, 1.462 modelos.

Dessa forma, o VM 290 tem vantagens por estar disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, com PBT que varia de 17,5 a 33,4 toneladas. Assim, atendendo a diferentes aplicações urbanas, rodoviárias e vocacionais. A transmissão pode ser manual de 9 marchas ou automatizada I-Shift de 12 velocidades. E o modelo ganhou mais popularidade com a chegada da Euro 6. Afinal, passou a contar com mecânica da própria Volvo. Ou seja, o motor D8K de 7,7 litros, que entrega 290 cv e torque de 107 mkgf.

Caminhões com maior potencial de liderança em vendas em 2025
Volvo FH lidera entre os pesados, mas no semestre perdeu presença e o médio da Volks passou em vendas - Fotos: Volvo

Caminhão pesado – Volvo FH 540

Líder no segmento por 12 anos, sendo seis deles consecutivos, o Volvo FH 540 segue na liderança nos pesados. De janeiro a junho vendeu 2.656 unidades, com 10,8% de presença no segmento. O que mostra que a categoria pesada é a mais competitiva.


Seja como for, o FH 540 conta com motor D13C de 13 litros, rende 540 cv entre 1.450–1.900 rpm e torque de 265 mkgf entre 1.050–1.450 rpm. A transmissão automatizada I‑Shift de 12 marchas é de série, com recursos como I‑Roll e sistema I‑See, que reduz o consumo ao antecipar a topografia do percurso.

A linha 2025 traz ainda inovações como I‑See aprimorado (antecipação automática em curvas e rotatórias), Leitor de Placas de Trânsito e retrovisores por câmeras. Disponível nas versões 6×4 (preferida no agronegócio para transporte de grãos em longas distâncias) e 6×2 (indicada para carga industrial, logística e transporte de veículos), desde seu lançamento, já foram entregues mais de 200 mil unidades do modelo no Brasil.

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