As vendas de caminhões novos continuam em ritmo abaixo do registrado em 2024, ao menos no primeiro semestre. Ainda assim, alguns modelos se destacaram em meio à retração, especialmente entre os veículos com peso bruto total (PBT) acima de 6 toneladas. Ou seja, a partir dos caminhões leves.
De janeiro a junho, a indústria comercializou 53.420 unidades. Uma queda de apenas 3,62% em comparação ao mesmo período de 2024, quando o volume chegou a 55.425, segundo dados da Fenabrave.
Neste cenário, o Volkswagen Delivery 11-180 assumiu a liderança do mercado nacional, com 3.069 unidades emplacadas no semestre. Essa performance rompeu uma hegemonia de seis anos do Volvo FH 540, até então o caminhão mais vendido do Brasil.
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Assim, a mudança reflete diretamente o desempenho dos pesados, que puxaram a queda nas vendas totais. No primeiro semestre de 2025, o segmento respondeu por 46,5% dos emplacamentos. No mesmo período do ano anterior, esse índice foi de 52%.
Queda dos pesados abre espaço para novos líderes
Com a retração no segmento de extrapesados, outros modelos ganharam visibilidade e espaço para crescer nas vendas. O segundo semestre tradicionalmente aquece as vendas, sobretudo entre os pesados. Mas os números atuais já permitem projetar os possíveis líderes de 2025 com base no desempenho recente e no histórico de mercado.
Para mapear as tendências, o Estradão selecionou um modelo de destaque em cada categoria com PBT acima de 6 toneladas. São caminhões com alta aceitação entre frotistas e transportadores, e que apresentam forte ritmo de vendas no ano. Confira a lista dos prováveis campeões de venda em 2025 e o que eles entregam.
Caminhões leves – Volkswagen Delivery 9.180
Com 1.115 unidades vendidas e 42,82% de presença no seu segmento nos primeiros seis meses deste ano, o modelo reina absoluto. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, Mercedes-Benz Accelo 1017, que fechou o primeiro semestre com 577 modelos vendidos. Ou seja, bem distante do seu competidor alemão.
Seja como for, o caminhão da Volkswagen se destaca como uma das principais escolhas no segmento de caminhões leves com PBT de 8.800 kg. Equipado com motor Cummins ISF 3.8 de 175 cv e 61,2 mkgf de torque, transmissão Eaton de seis marchas e chassi reforçado, a soma disso garante desempenho e durabilidade. Atributos que dão boa fama ao modelo.

O Delivery 9-180 também traz cabine com bom espaço interno. E por causa da posição mais alta por causa do maior ângulo de ataque, o modelo tem boa visibilidade e ergonomia pensada para facilitar o dia a dia do motorista. Dessa forma, o modelo é uma solução para entregas urbanas, atacarejos e distribuição regional leve.
Caminhões médios – Volkswagen Delivery 11.180
O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão médio e o mais vendido. Para se ter uma ideia, com as 3.069 unidades emplacadas no semestre, o modelo ganhou 41% de participação no seu segmento.
Seja como for, o 11-180 é indicado para aplicações urbanas e intermunicipais. Com peso bruto total (PBT) de 10.700 kg, o modelo é equipado com motor Cummins ISF 3.8 de quatro cilindros, que entrega potência de 175 cv a 2.600 rpm e torque máximo de 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.700 rpm.
A transmissão manual ou automatizada é Eaton de seis marchas, com tração 4x2 e eixo traseiro Meritor MS 17-145. A suspensão dianteira e traseira é composta por feixes de molas semielípticas com amortecedores telescópicos e barra estabilizadora.
O modelo conta com distância entre os eixos de 4.300 mm e capacidade máxima de carga útil mais carroceria de 7.260 kg. A capacidade técnica do eixo dianteiro é de 4.100 kg e do eixo traseiro, 7.200 kg. Dessa forma, atende operações com cargas mais pesadas, sendo uma boa opção nas atividades interurbanas.
Caminhões semipesados – Volvo VM 290
Com 2.141 unidades vendidas e 12,4% de participação, o Volvo VM 290 lidera, mas não com tanta presença no segmento. As vendas de caminhões semipesados cresceram no País neste primeiro período do ano. Para se ter ideia, o segmento participava com 28% de presença em 2024. Neste ano a representação da categoria foi de 31% no primeiro semestre.
Todavia, o Volvo VM 290 está a frente do segundo colocado, Mercedes-Benz 1719, em 679 unidades. O representante da estrela vendeu no período, 1.462 modelos.
Dessa forma, o VM 290 tem vantagens por estar disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, com PBT que varia de 17,5 a 33,4 toneladas. Assim, atendendo a diferentes aplicações urbanas, rodoviárias e vocacionais. A transmissão pode ser manual de 9 marchas ou automatizada I-Shift de 12 velocidades. E o modelo ganhou mais popularidade com a chegada da Euro 6. Afinal, passou a contar com mecânica da própria Volvo. Ou seja, o motor D8K de 7,7 litros, que entrega 290 cv e torque de 107 mkgf.

Caminhão pesado – Volvo FH 540
Líder no segmento por 12 anos, sendo seis deles consecutivos, o Volvo FH 540 segue na liderança nos pesados. De janeiro a junho vendeu 2.656 unidades, com 10,8% de presença no segmento. O que mostra que a categoria pesada é a mais competitiva.
Seja como for, o FH 540 conta com motor D13C de 13 litros, rende 540 cv entre 1.450–1.900 rpm e torque de 265 mkgf entre 1.050–1.450 rpm. A transmissão automatizada I‑Shift de 12 marchas é de série, com recursos como I‑Roll e sistema I‑See, que reduz o consumo ao antecipar a topografia do percurso.
A linha 2025 traz ainda inovações como I‑See aprimorado (antecipação automática em curvas e rotatórias), Leitor de Placas de Trânsito e retrovisores por câmeras. Disponível nas versões 6×4 (preferida no agronegócio para transporte de grãos em longas distâncias) e 6×2 (indicada para carga industrial, logística e transporte de veículos), desde seu lançamento, já foram entregues mais de 200 mil unidades do modelo no Brasil.