A General Motors (GM) iniciou recentemente o uso de caminhões cegonha com motores movidos a Gás Natural Veicular (GNV) para transportar veículos novos no Brasil. A iniciativa, realizada juntamente com o Grupo SADA, faz parte da estratégia da GM para reduzir as emissões de carbono na cadeia logística.
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Inicialmente, os caminhões a gás farão o trajeto entre a fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) e a sede do Grupo Sada em São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a montadora, a substituição das cegonhas a diesel por modelos a GNV nesse percurso reduzirá a emissão de CO₂ em 108 toneladas por ano.
Menos emissões poluentes
Os caminhões movidos a GNV têm índices de emissões poluentes significativamente mais baixos que os modelos com motor a diesel. Conforme a GM, a tecnologia do propulsor a gás pode reduzir em até 20% a liberação de CO₂. Além disso, o uso do combustível gasoso também diminui o lançamento de óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado no meio ambiente.
Carlos Bibi, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul, salientou que o uso de caminhões cegonha com motores movidos a GNV está alinhado aos objetivos globais da montadora. “Este projeto em parceria com o Grupo SADA é um primeiro passo no Brasil para termos caminhões menos poluentes transportando nossos veículos em todo o país.”
Para Marcelo Loureiro, diretor Comercial do Grupo SADA, o setor de transportes tem um papel fundamental na redução das emissões globais. “A transição para o GNV é um marco na busca por operações mais sustentáveis e eficientes”, afirma.