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Caminhões 4x2: Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038

Volkswagen Constellation 19.380 e Mercedes-Benz Axor 2038 disputam o posto no segmento de caminhões 4x2 com cabine leito, motor em torno de 380 cv e preço competitivo

Andrea Ramos

02 de out, 2025 · 9 minutos de leitura.

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Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038: confronto de 4x2
Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038: confronto de 4x2
Crédito:Fotos: MB e VWCO
Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038: confronto de 4x2

Os caminhões com tração 4x2 não são os mais representativo entre os extrapesados; Porém, o avanço da demanda de transporte de cargas industriais vem puxando as vendas desses modelos. Entre os destaques do segmento estão o Volkswagen Constellation 19.380 e o Mercedes-Benz Axor 2038. Mas, afinal, qual dos dois é melhor? Fizemos um comparativo para listar as vantagens e desvantagens dessa dupla.

O Volkswagen Constellation 19.380 tem motor Cummins L9 de seis cilindros em linha e 8,9 litros, que gera 375 cv de potência a 1.900 rpm e torque de 173,5 mkgf a partir das 1.100 rpm. Ou seja, é leve e eficiente para operações de até 45 toneladas. Já o Mercedes-Benz Axor 2038 traz o OM 460 LA, também de seis cilindros, mas com 12,8 litros. São 381 cv a 1.600 rpm e 193,8 mkgf às 1.100 rpm. Isso garante ao Axor maior elasticidade e oferta de força. Sobretudo em trechos de serra e retomadas de velocidade.

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Vale lembrar que a Volkswagen também oferece o Costellation 20.480 4x2. Ou seja, um cavalinho mais parrudo, que já foi tema de reportagem do Estradão. Afinal, seu motor de 480 cv garante força para transportar até 56 t. Todavia, nesse comparativo técnico o embate é entre as opções com 380 cv.

Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038: confronto de 4x2
Conatellation chegou ao mercado em 2006 e foi ganhando mais tecnologia e aumento de potência nessa configuração - Fotos: VWCO

Dessa forma, ambos para atender ao Proconve P-8 (Euro 6) contam com sistema SCR e uso de Arla 32. No entanto, pela litragem dos motores, a VW prioriza consumo equilibrado. Enquanto o MB foca em robustez para enfrentar situações de esforço constante.

Transmissão automatizada para mais eficiência

O Constellation utiliza caixa ZF V-Tronic de 12 marchas, com escalonamento que assegura arrancadas vigorosas e baixo consumo em velocidade de cruzeiro. O Axor adota o PowerShift 3, também com 12 marchas, disponível em duas versões. Ou seja, uma sem redução nos cubos e outra com redução, esta aumenta a capacidade técnica de tração.

Todavia, na prática, ambos entregam suavidade nas trocas e conveniência ao motorista. Assim, garantindo menos fadiga e maior eficiência operacional.

Conforto de rodagem e cabine moderna

O Constellation 19.380 tem suspensão dianteira com molas parabólicas e traseira pneumática do tipo Air Link. Trata-se de uma solução que protege a carga e assegura rodagem mais macia. Já o Axor 2038 mantém molas parabólicas nos dois eixos. Mas traz cabine apoiada em bolsas de ar, o que reduz vibrações e melhora a experiência do motorista.

Na cabine, o VW aposta em modernidade. Como resultado, a cabine é leito e conta com volante multifuncional, banco pneumático com apoio lombar, ar-condicionado e, opcionalmente, painel digital de 10” com central multimídia touchscreen.


Por sua vez, o Axor evoluiu com display digital de 12,7”, volante multifuncional, partida por botão e banco pneumático com 11 ajustes. Além disso, oferece cabine leito em versão teto alto, ampliando o espaço interno.

Portanto, o Constellation se destaca pela tecnologia embarcada. Enquanto o Axor garante ergonomia prática.

Segurança com pacotes completos

Ambos contam, por força de lei, com ABS, EBS, ASR, ESC e assistente de partida em rampa. Porém, o Axor acrescenta freio Top Brake, retarder hidráulico opcional, EBD e luzes de freio de emergência (ESS). Já o Constellation confia no freio-motor convencional do Cummins L9, adequado ao seu porte.

Nesse aspecto, o Axor oferece um pacote de segurança mais avançado. Principalmente para operações em trechos de descida prolongada.

Capacidade de carga e aplicações rodoviárias

O Constellation 19.380 tem peso bruto total combinado (PBTC) homologado de 45 t e capacidade máxima de tração (CMT) de 45 t. O Axor 2038 alcança 45 t.


Assim, os dois modelos são indicados para cargas industriais em rotas curtas a médias. Mais adequadas para o motor de 380 cv. Carga de alimentos, bebidas, insumos, contêineres e materiais de construção são exemplos. Além disso, por serem opções de entrada mais acessíveis que as versões 6x2 ou 6x4, acabam atraindo muitos caminhoneiros autônomos que desejam rodar mais longe com uma cabine mais confortável.

Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038: confronto de 4x2
Axor também chegou ao mercado em 2006, e depois de um hiato de quase dois anos, modelo volta mais potente - Fotos: Mercedes-Benz

Preço e custo-benefício

O Axor 2038 tem preço sugerido de R$ 670.365,00, enquanto o Constellation 19.380 parte de R$ 734.355,00. A diferença de quase R$ 64 mil favorece o modelo da Mercedes-Benz.

Todavia, o Constellation justifica parte desse valor extra ao oferecer suspensão a ar traseira e cabine mais tecnológica. O que impacta diretamente no conforto e na experiência de condução. Já o Axor aposta na robustez mecânica e no preço mais competitivo. Assim, reforçando seu retorno ao mercado com um custo competitivo inicial.

O Volkswagen Constellation 19.380 e o Mercedes-Benz Axor 2038 disputam o mesmo público. Porém, cada um prioriza pontos diferentes. O VW privilegia conforto, modernidade e cuidado com a carga. O Mercedes-Benz, por sua vez, entrega motor mais forte, segurança ampliada e menor preço de aquisição.


Ficha técnica comparativa

EspecificaçãoVW Constellation 19.380 4x2MB Axor 2038 4x2
MotorCummins L9, 6 cil., 8,9 LOM 460 LA, 6 cil., 12,8 L
Potência375 cv @ 1.900 rpm381 cv @ 1.600 rpm
Torque173 mkgf @ 1.100–1.400 rpm193,8 mkgf @ 1.100 rpm
CâmbioZF V-Tronic 12 marchasPowerShift 3, 12 marchas
Suspensão dianteiraMolas parabólicasMolas parabólicas
Suspensão traseiraPneumática Air LinkMolas parabólicas
Suspensão cabineMecânica 4 pontosPneumática 4 pontos
Freios auxiliaresFreio-motor CumminsTop Brake + retarder opcional
PBTC homologado45 t45 t (legal) / até 68 t técnico
Entre-eixos3.560 mm3.552 mm
Tanques de combustívelAté 780 LAté 730 L
CabineLeito teto baixoLeito teto baixo ou alto
PreçoR$ 734.355,00*R$ 670.365,00*
*Fonte: Fipe

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