Tecnologia

Caminhão Volvo VNR elétrico vira peça de museu nos EUA

Unidade do Volvo VNR Electric enviada ao Museu de Transporte da Carolina do Norte participou do programa de desenvolvimento do caminhão

Thiago Vinholes

25 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo, Volvo VRN Electric
Raridade elétrica: caminhão Volvo VRN Electric exposto no Museu de Transportes da Carolina do Norte
Crédito:Volvo

O Museu de Transportes da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, incorporou um caminhão elétrico Volvo VNR Electric de primeira geração à sua coleção. De acordo com a fabricante, a unidade preservada é dos primeiros exemplares do veículo com o sistema de propulsão elétrico. A Volvo North America, divisão do grupo sueco na América do Norte, doou o modelo ao museu.

O Volvo VNR Electric preservado no museu de Spencer, na Carolina do Norte, foi construído à mão, de acordo com a Volvo. Trata-se de uma das mais de 30 unidades envolvidas no projeto piloto Volvo LIGHTS, que montou estruturas de suporte com transportadoras para operar os caminhões elétricos, entre 2019 e 2023. Nesse ínterim, a primeira geração do VNR de série estreou nos EUA em dezembro de 2020.

“A Volvo Trucks tem a honra de ser apresentada no Museu de Transportes da Carolina do Norte com uma exposição de caminhões elétricos que permite aos visitantes vivenciar o futuro do transporte em primeira mão”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.


Publicidade

Volvo, Volvo VRN Electric
Volvo

O caminhão está em exposição na Back Shop, área da atração que preserva uma oficina de locomotivas construída em 1905. A coleção do museu inclui veículos pesados, bem como modelos de trens, aviões e outros artigos raros.

"Exibições interativas e experiências práticas no Museu de Transportes da Carolina do Norte educam a comunidade sobre a história e os avanços dos veículos comerciais", disse Kelly Alexander, diretora do museu. "Exposições como o caminhão elétrico Volvo VNR mostram a evolução do transporte, inspirando as gerações futuras."


Caminhão elétrico Volvo VNR está na segunda geração

A Volvo Trucks foi uma das primeiras grandes fabricantes a oferecer opções de caminhões elétricos a bateria (BEV) na América do Norte. O modelo da marca estreante na região foi justamente o VNR Electric, lançado no fim 2020.

A primeira geração do Volvo VNR, focada na distribuição regional, tinha um trem de força elétrico com potência equivalente a 455 cv e torque de 57 mkgf. Alimentado por baterias de 264 kWh, o caminhão pesado da Classe 8 tinha autonomia operacional de apenas 240 km. Este, porém, é um problema do passado.

Volvo, Volvo VRN Electric
Volvo

Lançada nos EUA em janeiro de 2022, a segunda geração do Volvo VNR Electric ampliou seu alcance em 85%, podendo percorrer até 440 km com uma carga de bateria. Isso se deve à maior capacidade de armazenamento de energia, que nessa versão do caminhão chega a 565 kWh.

O primeiro caminhão elétrico lançado pela Volvo foi o FL Electric, em 2019, no mercado europeu. Desde então, a fabricante sueca expandiu gradualmente sua oferta de veículos eletrificados ao redor do mundo. A gama atual inclui oito modelos elétricos: FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e VNR Electric.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião