Os caminhões com tração 8x2 ganharam notoriedade no Brasil sobretudo entre quem atua no transporte de produtos agrícolas das fazendas para os centros de distribuição. Afinal, esses modelos são versáteis e têm boas autonomia e capacidade de carga. Da Volvo, o representante no segmento é o VM, que acaba de receber atualizações importantes.
Segundo a marca sueca, o seis-cilindros em linha de 8 litros, que atende as regras do Proconve P8, equivalentes ao Euro 6, gera 360 cv de potência. Ou seja, são 30 cv a mais do que o anterior, de 7 litros e com tecnologia Euro 5, fornecido pela MWM. Vale lembrar que, embora o motor Volvo seja uma novidade na linha VM desde 2023, o pesado FH sempre equipou motor da marca, porém de 13 litros.
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Entre os destaques, o novo motor do VM traz turbo de geometria variável e a mais recente injeção de diesel do tipo common rail da marca. Assim como combina os sistemas EGR, de recirculação de gases do escape, SCR, de pós-tratamento desses gases. Bem como filtros DPF, para material particulado, e oxidante DOC, que visa reduzir as emissões de CO2 e hidrocarbonetos.
Nova transmissão I-Shift
De acordo com a Volvo, o torque máximo, de 143 mkgf, fica disponível a partir das 1.100 rpm. Com isso, garante boa oferta de força mesmo em baixas rotações. Como resultado, a marca informa que o consumo de diesel foi reduzido em até 10%, na comparação com o motor anterior. Colabora com isso o câmbio automatizado I-Shift de 12 velocidades, que passa a ser de série na linha.
Segundo a fabricante, a transmissão recebeu atualizações tanto no hardware quanto no software. Como resultado, as trocas de marcha ficaram mais rápidas, informa a marca. Conforme o engenheiro de vendas da Volvo Caminhões, Glênio Karas, essa caixa é ideal para viagens de longas distâncias. “O cliente entende as vantagens, como maior conforto. Além disso, ela traz mais economia no final da operação”, diz.
Outra novidade está no sistema de freio-motor, com 300 cv de potência de frenagem. De acordo com a fabricante, isso representa um aumento de 40% em relação ao sistema anterior.
Volvo VM tem três opções de cabine
O Estradão andou em uma configuração inusitada do Volvo VM. Ou seja, com cabine leito, mas, no lugar da cama havia um terceiro assento. Segundo a Volvo, trata-se de um caminhão feito para treinamento de motoristas. Portanto, não está disponível no catálogo da marca. Vale lembrar que a linha VM à venda no Brasil tem três opções de pacotes.
O mais simples, ST, inclui ar-condicionado, volante multifuncional com ajustes e banco do motorista com sistema de suspensão. Em seguida, há o intermediário, LX, que acrescenta ajuste elétrico para os espelhos retrovisores, rádio com conexão Bluetooth e faróis de neblina. Depois dela, a TL, de topo, traz a mais as lanternas de LEDs e dois tanques de diesel de 345 litros cada, sendo um de cada lado do chassi.
Entre os bons recursos, o Volvo VM mostra dados de consumo instantâneo e pressão da turbina no quadro digital no painel de instrumentos. Assim, o motorista pode acompanhar o desempenho do caminhão e buscar o melhor tipo de condução. Aliás, os bancos garantem conforto para os dois ocupantes e a posição de condução agrada, assim como a visibilidade, graças à ampla área envidraçada.
Volvo VM 360 tem 'banguela' eletrônica
Fomos para a estrada a bordo da versão de topo do semipesado, com preço sugerido de R$ 830.800, na companhia do instrutor de condução da Volvo, Gelson Silva. Durante o percurso, na BR-116, ele mostrou como ativar os recursos do modelo, que estava carregado e tinha 27 toneladas de peso bruto total (PBT). Vale lembrar, que o caminhão com tração 8x2 pode rodar com até 29 t, de acordo com a lei da balança.
Rodando em velocidade de cruzeiro, o caminhão mostrou bom fôlego, sobretudo por causa do conjunto mecânico com motor mais potente. Assim, a 70 km/h, com a 11ª marcha engatada, o motor não passou das 1.100 rpm. Portanto, dentro da faixa verde, de melhor consumo, que vai de 1.100 a 1.600 rpm.
Depois, em um trecho íngreme, a transmissão I-Shift fez a redução para a 10ª marcha, de modo a manter o caminhão rodando a 70 km/h, porém às 1.300 rpm. Após a subida, com o I-Roll ativado, o VM manteve a mesma velocidade na descida. Trata-se de um sistema que funciona como uma "banguela" eletrônica.
Freio-motor tem 3 estágios
Segundo informações da marca, essa solução, que faz parte dos recursos da caixa I-Shift, lança mão da chamada roda livre. Portanto, desconecta a transmissão em descidas, mas a ativa novamente quando o motorista toca algum os pedais. Com isso, o Volvo VM 36 percorreu quase 1 km apenas aproveitando a força da inércia, antes de chegar a uma nova subida leve.
Conforme o instrutor da Volvo, nesse tipo de uso o caminhão deixa de queimar 2 litros de diesel por hora de operação. Além disso, a fabricante informa que o consumo só é mais alta quando o freio-motor é utilizado. Nesse caso, a melhor faixa de operação do motor vai de 2.200 a 2.800 rpm. Afinal, o sistema atua em três estágios. No primeiro, gera 30% de poder de frenagem.
Veredito
Embora tenhamos guiado o novo Volvo VM 360 8x2 em um trecho curto, foi possível comprovar o bom desempenho do modelo semipesado. Além das boas respostas do motor de seis cilindros, colabora com isso o gerenciamento de força e potência feito pela transmissão I-Shift, que também garante o melhor nível de consumo de diesel.
De acordo com dados do computador de bordo, para percorrer os 177,1 km do percurso total, o modelo renovado consumiu 42 litros de diesel. Em outras palavras, mesmo transportando 16 t de carga líquida, fez, em média, 4,21 km/l. Vale lembrar que o sistema de direção é leve e, ao mesmo tempo, firme. Portanto, traz uma grande sensação de segurança ao volante.
Ficha técnica
Volvo VM 360 8x2
Aplicação | Urbana e rodoviária de curtas a médias distâncias |
Motor | D8K, de 360 cv de potência e 142,8 mkgf de torque a partir de 1.100 rpm |
Transmissão | Volvo I-Shift de 12 velocidades |
Entre-eixos | 6.700 mm |
Suspensão dianteira | Molas parabólicas |
Suspensão traseira | Molas parabólicas |
CMT (kg) | 45,1 |
PBT (kg) tec/homologado | 31.500 / 29.000 kg |
Tara | 5.429 kg |
Preço sugerido | R$ 830,8 mil |