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Caminhão sem motorista da Aurora chega às rodovias dos EUA em abril

Caminhões com sistema de direção autônomo da Aurora apresentam reduções de até 15% no consumo de combustível comparado a um caminhão convencional

16 de fev, 2025 · 6 minutos de leitura.

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Aurora, caminhão autônomo
Caminhão pesado Peterbilt com o sistema de direção autônoma Aurora Driver
Crédito:Aurora/Divulgação

A Aurora Innovation, empresa que desenvolve sistemas para veículos autônomos, confirmou que entregará o primeiro caminhão com essa tecnologia nos Estados Unidos em abril. Inicialmente, dez caminhões sem motorista vão percorrer o trecho entre Dallas e Houston, no estado do Texas.

"Estamos prestes a realizar nosso lançamento comercial planejado, um passo fundamental para concretizar nossa missão de entregar os benefícios da tecnologia de direção autônoma com segurança, rapidez e amplitude", disse Chris Urmson, cofundador e CEO da Aurora.

Todavia, até o fim deste ano, a Aurora planeja ampliar sua frota para dezenas de caminhões autônomos e expandir suas operações para novas rotas, incluindo Fort Worth-El Paso e Phoenix, entre os estados do Texas e Arizona. Além disso, a empresa informou que também pretende habilitar seus veículos para operações noturnas e em conduções chuvosas.


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De acordo com a empresa, os veículos com essa tecnologia consomem até 15% menos combustível em comparação com um modelo guiado por um motorista humano. No entanto, a companhia destaca que esse índice pode chegar a 32% com novos avanços e otimizações do sistema de direção autônomo.

Aurora Driver

A tecnologia de direção autônoma desenvolvida pela empresa americana é o Aurora Driver. O sistema inclui sensores, câmeras de alta resolução, radar e lidar de longo alcance, bem como um software de inteligência artificial, que controla o veículo.

Aurora, NVIDIA, Volvo
O caminhão autônomo Volvo VNL Autonomous emprega o sistema da Aurora - Volvo/Divulgação

A empresa desenvolve o sistema em conjunto com a Nvidia, especialista em computação gráfica e inteligência artificial, e a Continental, fabricante de pneus e desenvolvedora de soluções para o setor automotivo. A Volvo Trucks também é parceira da Aurora nos EUA.

Entre as empresas de transporte e logística que já utilizam ou planejam utilizar os serviços da Aurora estão DHL, FedEx, Werner, Schneider, Hirschbach e Uber Freight.

Texas lidera iniciativas de caminhões autônomos nos EUA

Estado com a maior concentração de caminhões nos EUA, o Texas lidera as iniciativas de direção autônoma para veículos pesados no país. Além da iniciativa da Aurora, a região também concentra outros projetos dessa natureza idealizados por diferentes nomes da indústria.


Recentemente, a Torc Robotics, subsidiária do grupo Daimler Truck, anunciou a construção de um novo centro dedicado a caminhões autônomos no Texas. Localizado em Dallas-Fort Worth, o local será um hub para as operações de testes de veículos autônomos da empresa e desenvolvimento da tecnologia. Conforme divulgado pela companhia, a comercialização de seus caminhões com sistemas de direção autônomo e serviços nesse setor está programada para 2027.

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Caminhão autônomo com sistema da Kodiak rodou 80.000 milhas nos EUA sem registrar incidentes - J.B. Hunt Transport Services/Divulgação

Outro exemplo é a DHL Supply Chain, empresa das áreas de logística e transporte, que tem uma operação piloto com caminhões autônomos da Volvo no Texas. Os veículos da empresa, baseados no modelo pesado VNL da marca sueca, estão em serviço nos trechos de Dallas a Houston e de Fort Worth a El Paso. Os veículos em serviço com a DHL utilizam o sistema de orientação e controle Aurora Driver.


Por fim, há também a operação da transportadora texana J.B. Hunt Transport Services, que emprega caminhões autônomos com sistema de condução da Kodiak Robotics. No ano passado, a empresa celebrou o marco 50.000 milhas (80.000 quilômetros) percorridas com um caminhão autônomo no trecho entre Dallas, no Texas, e Atlanta, na Geórgia.

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