A Scania oferece na Europa uma linha de caminhões elétricos que inclui modelos rodoviários pesadas. Desse segmento, faz parte uma opção que pode operar com composições do tipo bitrem. Segundo a marca, o novo caminhão está em testes reais na Suécia. O modelo transporta materiais para reciclagem e percorre um trecho de cerca de 80 km.
De acordo com o chefe de soluções de energia da Scania, Fredrik Allard, vai ser possível avaliar o comportamento do novo caminhão. "E, por se tratar de uma carga pesada, vamos avaliar o comportamento do veículo puxando um bitrem", afirma.
Scania elétrico tem cerca de 530 cv
Segundo informações da Scania, o modelo tem potência e torque de sobra. Seu motor elétrico gera o equivalente a 530 cv e 510 mkgf. Além disso, a tração é 6x2. Assim, consegue puxar com facilidade o implemento de nove eixos.
Publicidade
Embora haja outros caminhões elétricos pesados no mercado, a maioria atende operações de curtas distâncias. Porém, conforme a Scania, o novo modelo tem boa autonomia. Assim, com pacote de seis baterias ele roda até 350 km a velocidade média de 80 km/h.
Para garantir esses números, nas instalações de Ragn-Sells, as empresas parceiras Scania e Foria instalaram dois carregadores. Conforme a companhia, os equipamentos têm capacidade de 160 kW cada. Há ainda outros dois carregadores na base da transportadora.