Esta não é a primeira reportagem que o Estradão publica sobre caminhões que rodam mais de um milhão de km e mantêm o motor intacto. Mas um Peterbilt 379 fabricado em 1988 vem chamando a atenção de alguns entusiastas da marca. Isso porque o caminhão já percorreu quase 5 milhões de km. E nunca precisou abrir o motor.
O caminhão em questão pertence a Mike Adrian. O caminhoneiro começou na profissão em 1970, quando tinha apenas 18 anos. Iniciou na atividade viajando por todo os Estados Unidos. Mas como empregado. Assim, tinha a esperança de ter dinheiro suficiente para comprar seu próprio caminhão.
LEIA MAIS
Roubo de veículos: veja quais são os utilitários mais visados
Sest Senat abre curso gratuito para quem quer dirigir caminhões e ônibus
Caminhões Volvo FH 540 e DAF XF 530 dominam vendas; veja o ranking
Publicidade
Dessa forma, em 1990, Adrian teve a oportunidade de comprar seu brutão. Logo, escolheu um Peterbilt 379 que, na época, tinha cerca de dois anos de uso.
Um bruto bem rodado
Seja como for, o motorista diz que, desde o primeiro dia que comprou o caminhão, manteve um rigoroso controle em relação à manutenção. Isso levando em conta a quantidade de km rodados semanalmente. Algo entre 2 a 2,2 mil milhas. Ou seja, entre 3,2 a 3,5 mil km semanais.
Assim, justamente por essa quantidade de km rodados por tanto tempo, o Peterbilt despertou a curiosidade de o motor não ter necessitado trocar peças. Entre elas pistões, anéis, válvulas, virabrequim, etc. Bem como alternador, motor de arranque e bomba de combustível. Nesse sentido, Adrian diz que só a bomba d 'água precisou ser substituída.
De acordo com o caminhoneiro, o principal segredo para atingir essa marca, é a manutenção preventiva feita corretamente. E, quando necessário, a troca de componentes defeituosos por outras novas e originais. Jamais de marca secundária. "Este foi meu primeiro caminhão. E único também. Afinal, nunca quebrou ou me deixou parado na estrada", diz o caminhoneiro reçém-aposentado. Mas que não pensa em passar o seu caminhão para frente.
O motor do Peterbilt 379 de Mike Adrian
Conforme o próprio dono diz, a escolha do caminhão se deve ao seu motor. Nada menos que um Caterpillar modelo 3406B. Trata-se de um propulsor seis-cilindros em linha, com 14,6 litros e que entrega 425 cv. Seja como for, passados 35 anos, o Peterbilt de Mike Adrian ultrapassou 3 milhões de milhas. O que equivale a cerca de 5 milhões de km com o bloco e peças originais. Um feito e tanto, mesmo que para um veículo comercial mais robusto.
Prêmio Caterpillar
Sendo um número tão impressionante, a Caterpillar recompensou o caminhoneiro por tal feito. Agora, Mike e seu Peterbilt fazem parte do "Cat Million Miler Club", um grupo seleto de proprietários de caminhões equipados com motores da marca. E que ultrapassam a marca de um milhão de milhas sem ter de abrir o motor.