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Foton Auman Galaxy é esperado no Brasil em 2026 para testes

Caminhão pesado Auman Galaxy pode ser testado no Brasil em 2026, mas início das vendas depende da expansão da rede Foton

Thiago Vinholes

07 de out, 2024 · 10 minutos de leitura.

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Auman Galaxy, Foton Motor, caminhão pesado
Caminhão pesado Foton Auman Galaxy tem motor de 660 cv
Crédito:Foton Motor/Divulgação

Foi-se o tempo em que os veículos fabricados na China deixavam a desejar em praticamente todos os aspectos. Eram frágeis, mal construídos, tinham desempenho fraco e uma estética muitas vezes duvidosa. Mas isso tudo ficou no passado. O caminhão pesado Foton Auman Galaxy que o diga.

À convite da Foton Motor, o Estradão foi até a China conhecer o produto que é a vitrine tecnológica da montadora. Para quem não sabe, a fabricante é a maior do país asiático na produção de caminhões e modelos comerciais de todos os tipos. Somente no ano passado, a empresa produziu mais de 500 mil veículos. Por isso, é raríssimo ver um caminhão pelas estradas chinesas que não tenha a marca da Foton.

Conhecendo o Auman Galaxy

O contato da reportagem com o Auman Galaxy aconteceu no Beijing Super Truck Experience Center, o centro de testes de caminhões da Foton em Pequim. À primeira vista, o modelo impressiona pelo visual externo bem trabalhado. Não é algo mandatório, mas o caminhão da fabricante chinesa é um dos mais bonitos que existem. Ele fica ainda mais interessante a noite, graças ao jogo de luzes de LED na parte frontal que cria uma identidade reconhecível a distância.

Na cabine, a sensação não é diferente. O acabamento interno parece de automóvel de luxo, com uma série de itens de conforto para o motorista e uma ótima ergonomia. A versão com cabine leito tem amplo espaço, com pé de direito de 1,85 metro e duas camas. Nesse sentido, a Foton afirma que o Auman Galaxy tem a maior cama da categoria, com 1,24 metro de largura. É quase o mesmo porte de uma “cama de viúvo”.


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Foton, Auman
Cabine leito do Auman Galaxy - Foton Motor/Divulgação

O assento do motorista do Auman Galaxy é uma poltrona Grammer 115, repleta de recursos e montada sobre uma base com amortecedores a ar. Além disso, possui ajustes de altura, diversas regulagens para o cinto de segurança, aquecimento, ventilação, massageador, entre outros. Há também uma série de porta-objetos espalhados pela cabine, bem como um generoso compartimento na parte superior frontal.

A parte de instrumentação do Auman Galaxy é toda digital, incluindo uma tela de LCD de 12,3 polegadas no console central. O sistema fornece informações em tempo real sobre o desempenho do veículo, diagnósticos de falhas e dados de consumo de combustível. Ademais, os sistemas de navegação e entretenimento integram-se ao dispositivo, oferecendo conectividade via Bluetooth e comandos por voz. É como um automóvel completo, mas com uma cabine onde é possível passar vários dias e noites.


Caminhão chinês com expertise ocidental

O Auman Galaxy possui diversos recursos fornecidos por empresas tradicionais do Ocidente. O “coração” da máquina é o motor seis cilindros diesel A15, de 15 litros, fabricado na China pela Foton em parceria com Cummins, dos Estados Unidos. Esse propulsor oferece diferentes opções de rendimento e segue a regulamentação de emissões Euro 6. A versão que o Estradão conferiu, um cavalo mecânico com tração 6x4, gerava 680 cv de potência e 254 mkgf de torque.

A transmissão do caminhão pesado da Foton é fruto de outra parceria com uma empresa estrangeira, a alemã ZF. Trata-se de um câmbio automatizado de 12 marchas, projetado para várias condições de rodagem. Associado ao motor Foton-Cummins, o Auman Galaxy tem capacidade de reboque de até 40 toneladas. Ainda de acordo o fabricante, o modelo alcança velocidade máxima de 85 km/h, mesmo com carga máxima.

Foton, Auman Galaxy
Auman Galaxy tem versões cavalo mecânico com tração 6x4 e 6x2 - Foton Motor/Divulgação

Em termos de segurança, o Auman Galaxy não deve em nada aos modelos da mesma categoria de marcas como Volvo ou Mercedes-Benz, que não poupam esforços e tecnologias nesse sentido. O caminhão da Foton conta com sistemas como controle eletrônico de estabilidade (ESC), frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de mudança de faixa (LDWS) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O veículo também possui um sistema de câmeras com visão de 360 graus, facilitando as manobras em espaços confinados e aumentando a segurança em áreas urbanas e em pátios de carga.

Outro recuso do Auman Galaxy que protege o motorista é o sistema de monitoramento de fadiga. Por meio de sensores, o equipamento detecta quando o condutor está cansado e o alerta com sinais visuais e sonoros, sugerindo uma parada de descanso.

Quando o Auman Galaxy vem para o Brasil?

Introduzir um novo caminhão no Brasil, ou em qualquer país, é um processo complexo. O ponto crítico é a capilaridade da rede de concessionárias. A Foton, atualmente com 30 revendas no Brasil, planeja abrir mais 20 até o final deste ano, totalizando 50 pontos de atendimento.


Essa rede permite assistência adequada aos caminhões leves Aumark e ao modelo elétrico iBlue, usados na logística urbana. No entanto, para atender o setor de caminhões pesados, os concessionários acreditam que serão necessárias mais de 80 revendas.

Foton, Auman Galaxy
Auman Galaxy pode custar cerca de R$ 1 milhão no Brasil - Foton Motor/Divulgação

“Queríamos ter o Auman Galaxy no Brasil amanhã, mas sabemos que precisamos nos preparar para isso. Nossa rede ainda está em desenvolvimento", afirma Paulo Matias, concessionário Foton de São Paulo e presidente da Abrafoton.


Segundo Matias, trazer o Auman Galaxy para o Brasil requer um grande investimento para estruturar a rede. “Vamos passar de produtos que custam R$ 300 mil para um de R$ 1 milhão. É uma mudança radical, e o consumidor desse segmento é mais especializado, exigindo um trabalho de base robusto."

Além da preparação da rede, operadores brasileiros precisam testar o Auman Galaxy. Concessionários estimam que as primeiras unidades podem chegar ao Brasil em meados de 2026, embora ainda não haja uma data confirmada para o início das vendas. Contudo, dado o ímpeto da marca chinesa e suas ambições para o mercado brasileiro, a chegada do modelo é apenas uma questão de tempo.

O jornalista viajou à China a convite da Foton Motor.

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