Não é todo dia que um caminhão militar de quase 20 toneladas aparece sendo rebocado por um modelo civil em plena rodovia. Mas foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido, quando a empresa britânica de assistência rodoviária Crouch Recovery registrou um Oshkosh MTVR acoplado a um tanque militar sendo puxado por um DAF XF 530.
O episódio viralizou entre entusiastas e profissionais do transporte pesado. Afinal, a combinação entre a robustez do caminhão militar americano e o caminhão comercial extrapesado da DAF chama atenção por onde passa.
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Oshkosh MTVR: o caminhão militar para missões logísticas

Produzido pela norte-americana Oshkosh Defense, o MTVR (Medium Tactical Vehicle Replacement) conta com mais de 12 mil unidades fabricadas. Dessa forma, o caminhão opera em várias nações além dos Estados Unidos. Entre elas, a Grécia, Reino Unido e países do Oriente Médio.
Seu projeto privilegia missões logísticas. E pode atuar como trator ou chassi para diferentes tipos de implementos. Assim, entre os destaques, estão a tração 6×6, motor Caterpillar de 12 litros e 445 cv, e câmbio automático de seis marchas.
Além disso, outro diferencial é a suspensão independente em todas as rodas, o que garante o bom desempenho off-road. Os pneus Michelin 16.00R20 XZL e a capacidade de atravessar cursos d’água com até 1,5 metro de profundidade reforçam o DNA militar do veículo.
Implementos sob medida para operações militares
Todavia, no caso britânico, o Ministério da Defesa encomendou o Oshkosh MTVR em diferentes versões de semirreboques. Dessa forma, os equipamentos vão desde tanques para combustível de aviação, com capacidade entre 15 mil e 20 mil litros, até reservatórios de água potável para bases militares, que comportam 18 mil litros.
Todos os semirreboques utilizam eixos BPW de 10 toneladas com suspensão pneumática. Além de conjuntos extras de pneus 16.00 R20. Uma configuração que mantém a capacidade off-road mesmo em operações rebocadas.
Relação histórica entre DAF e Crouch Recovery

A participação do DAF XF 530 nessa operação não é casual. Em outras palavra Crouch Recovery mantém uma longa tradição de utilizar caminhões DAF em sua frota. Desde a década de 1990, a empresa britânica encomenda modelos da marca para serviços pesados de assistência.
Em 2019, a companhia recebeu um DAF XF 530 Super Space Cab de última geração. E celebrou o momento com uma foto ao lado do antigo DAF 3300 de 1994, ainda em operação.
Curiosamente, a empresa também tem um Oshkosh M1070, adquirido de excedentes militares britânicos. O caminhão foi adaptado para uso civil, incluindo ajustes no escapamento e cabine. E já protagonizou operações extremas, como o resgate de escavadeiras atoladas.