Notícias

Caminhão MAN transportou um submarino de 350 toneladas na Alemanha

Caminhão MAN TGX 41.680 convertido com tração 8x6 demorou quase um mês para transportar o submarino de 350 toneladas pelo sul da Alemanha

Thiago Vinholes

30 de jul, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Caminhão MAN
Caminhão MAN TGX 41.680 8x6 demorou um mês para percorrer 40 km com o submarino
Crédito:Divulgação/MAN

O museu de tecnologia da pacata cidade de Sinsheim, no sul Alemanha, recebeu recentemente uma carga curiosa e superpesada. Neste mês, um caminhão MAN TGX 41.680 passou pelas ruas estreitas da região puxando uma enorme carreta de plataforma baixa e 30 eixos carregando um submarino desativado. A transportadora alemã Kübler Schwertransporte realizou a complexa operação.

A transportadora deslocou o submarino U 17, aposentado pela Marinha alemã em 2010, da cidade de Speyer para Sinsheim. Embora a viagem tivesse apenas 40 km, o caminhão MAN demorou quase um mês para completar a tarefa. A jornada, que também incluiu um trecho de navegação fluvial pelo rio Reno, começou em 30 de junho e terminou somente no último domingo (28).

Caminhão MAN
Divulgação/MAN

A MAN acompanhou de perto a viagem realizada pela Kübler Schwertransporte, fornecendo dados e imagens interessantes. De acordo com a marca de caminhões do grupo Volkswagen, a própria transportadora converteu o TGX 41.680 usado na operação para tração 8x6.

Publicidade

O veículo e o implemento alcançaram 90 metros de comprimento e 10 metros de altura. Além disso, o peso do conjunto impressiona: o caminhão deslocou aproximadamente 500 toneladas, sendo 350 toneladas do submarino e 150 toneladas da carreta com plataforma baixa, segundo o fabricante alemão.

MAN,
Divulgação/MAN

A transportadora e as autoridades alemãs planejaram o deslocamento do submarino até o museu de tecnologia de Sinsheim por cinco anos. Frieder Saam, um dos três caminhoneiros da Kübler escalados para o trabalho, conduziu o caminhão durante a jornada. “É sempre algo especial, porque não há dois trabalhos iguais. Também me deixa orgulhoso poder dirigir transportes tão grandes”, disse o motorista.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião