A JAC Motors apresentou na China um caminhão superpesado com capacidade para transportar cargas de até 250 toneladas. Apelidado de Hércules – semideus da mitologia grega conhecido por sua força –, o K7 630 6x6 chama atenção porque seu peso máximo de reboque é de 750 toneladas para acoplamento de três veículos. Seja como for, a marca não divulgou se trará o pesadão no Brasil. Por enquanto, a estratégia por aqui é oferecer caminhões elétricos menores. Todos importados da China.
Conforme análise do site russo news.ati.su, a indústria automotiva chinesa nunca foi famosa pela produção de potentes caminhões pesados. Isso ocorre porque a fabricação de tais veículos pertence à categoria de tecnologias automotivas muito complexas. Além disso, esses caminhões exclusivos são montados sob encomenda. Mas a JAC surpreendeu ao apresentar o primeiro Hércules fabricado na China.
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Caminhão com motor Mercedes-Benz
Apesar de sua produção ser na China, o caminhão conta como motor Mercedes-Benz MB OM473 LA. Assim, o propulsor de 15,6 litros tem 630 cavalos de potência. Seja como for, a caixa de câmbio é automatizada de 16 velocidades. E também é da marca da estrela.
Cabine elevada
O design imponente do K7 630 6x6 destaca-se com sua cabine elevada. O que proporciona melhor visibilidade ao motorista. Aliás, o caminhão apresenta essa característica por causa da sua potência extra e do tamanho do motor.
A cabine tem teto baixo e piso plano, com espaço interior e um bom nível de conforto. Os bancos têm suspensão pneumática, volante multifuncional, multimídia com tela de 10,5 polegadas, partida remota, entre outras comodidades.
Sistemas de segurança
Além disso, o caminhão chinês conta com um sistema de controle de tração, o que evita que patine em qualquer situação. Bem como freios AEBS eletrônicos, aviso de colisão e de saída de faixa, e ainda monitora o estado do motorista, especialmente na questão de fadiga.
"Big bag" na traseira
Diferente dos convencionais tanques, a marca chinesa introduziu uma configuração apelidada de "Big Bag" pelos entusiastas do setor.
Assim, a estrutura na parte traseira da cabine não se limita a um simples tanque de combustível, mas abriga uma variedade de acessórios de grande porte. E isso inclui radiadores e tanques de combustível. Esta solução visa otimizar a distribuição de peso e melhorar a eficiência no transporte de grandes cargas.
Tanque de alumínio
Um grande tanque de combustível de liga de alumínio e um reservatório de ar de liga de alumínio são instalados no lado esquerdo do chassi. Para um veículo grande, ele deve não apenas ser capaz de tracionar, mas também ser capaz de frear. Portanto, uma reserva adequada de ar torna-se uma prioridade máxima.