Os caminhões pesados com sistema híbrido nunca tiveram protagonismo no Ocidente. Assim como nas Américas, na Europa as montadoras decidiram focar em modelos 100% elétricos. Porém, no mercado asiático os veículos de transporte de carga e passageiros com a tecnologia que une motores a combustão a elétricos vão muito bem, obrigado. Prova disso é que a Foton, uma das maiores marcas de pesados da China, lançou um novo cavalo-mecânico híbrido no mercado da Ásia Oriental.
VEJA TAMBÉM
Brasil evita que vendas da Traton despenquem no primeiro semestre
Scania e John Deere 100% a biodiesel entram na frota da Amaggi; veja o vídeo
Kia Bongo ganha atualizações, mas por enquanto só na Coreia do Sul
Segundo a fabricante, o novo Foton Auman Xinghui HEV tem motor turbodiesel de 13 litros com potência 520 cv que trabalha em conjunto com outro elétrico que gera outros 204 cv. Dessa forma, o sistema "escolhe" automaticamente, a forma de propulsão mais adequada de acordo com a necessidade. Para isso, o caminhão híbrido conta com um software que gerencia, em tempo real e constantemente, até 256 parâmetros diferentes.
Publicidade
Dessa forma, o caminhão alterna ou combina a atuação dos dois motores de acordo com a topografia da via, carga transportada e velocidade, por exemplo. Além disso, o seis-cilindros ajuda a recarregar o pacote de baterias. De acordo com a Foton, com o novo conjunto o consumo de combustível do Auman Xinghui HEV é até 10% menor que o do modelo similar com do motor apenas a diesel. Como resultado, a marca informa que o desempenho dinâmico também é superior.
Foton híbrido tem potência combinada de mais de 700 cv
Conforme a Foton, a potência total combinada é de 724 cv e o torque máximo é de 398 mkgf. Como resultado, as respostas nas acelerações são cerca de 30% mais rápidas do que a de caminhões convencionais equivalentes. Além disso, o modelo pode percorrer cerca de 30 km apenas no modo 100% elétrico. Segundo a fabricante, o Peso Bruto Total (PBT) é de 9,3 toneladas. Portanto, similar ao de um cavalo-mecânico "normal", com motor a diesel e tração 6x4.
Dessa forma, o Foton Auman Xinghui HEV pode atuar em operações rodoviárias de longas distâncias. Assim, é oferecido com teto alto. Afinal, a cabine do novo modelo é derivada da utilizada nas três primeiras gerações do Mercedes-Benz Actros MegaSpace, uma vez que a marca chinesa mantém o contrato de parceria com a Daimler Trucks na China. Por ora, não há informações sobre a venda do novo modelo em mercados fora da Ásia.
Seja como for, vale lembrar que no Brasil, a Foton lançou recentemente um modelo da linha Auman com PBT de 17 t. Segundo a marca, o objetivo é oferecer uma ampla linha de produtos no mercado brasileiro nos próximos anos. Bem como novas tecnologias de propulsão. Portanto, é possível supor que há chance de o caminhão híbrido ser vendido também no País. Vamos acompanhar.