Notícias

Caminhão híbrido da BYD rodou 1.138 km com apenas um tanque em teste na China

Caminhão híbrido BYD Hybrid T5 de 4,5 toneladas registrou consumo médio de 10,2 km/l em teste por estradas na China

Thiago Vinholes

02 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

BYD, caminhão híbrido
Autonomia comprovada: Byd Hybrid T5 pode rodar mais de 1.000 km
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD lançou o caminhão híbrido Hybrid T5 na China em 2023, prometendo uma autonomia de 1.000 quilômetros com apenas um tanque de gasolina. No fim de 2024, a fabricante realizou um teste pelas estradas chinesas e comprovou o alcance do veículo e superou as expectativas iniciais.

De acordo com a mídia estatal chinesa, a prova ocorreu entre os dias 23 e 29 de novembro. O veículo partiu de Lhasa, capital do Tibete, atravessou a rodovia 318 Sichuan-Tibet, conhecida como "o caminho para o teto do mundo", e chegou o destino final em Shenzhen depois de percorrer 5.500 quilômetros.

No ponto mais marcante do teste, o caminhão híbrido cobriu 1.138 quilômetros em dois dias consumindo apenas um tanque de gasolina e sem recarregar as baterias em fontes externas. Durante essa etapa, o modelo registrou consumo médio de 10,2 km/l e percorreu um total de 133 quilômetros no modo elétrico. No entanto, a imprensa chinesa não informou se o veículo rodou vazio ou carregado durante a viagem. Seja como for, o BYD Hybrid T5 tem peso bruto total de 4.500 kg.

caminhão leve, Byd
A rota de teste passou por estradas desafiadoras na China - BYD/Divulgação

A BYD chamou o teste de "Um tanque por mil quilômetros: a tecnologia conquista a China". A rota incluiu algumas das estradas mais notórias da China, como a serra com 72 curvas de Nujiang, a montanha Zheduo e a estrada do penhasco de Xintang.

Caminhão híbrido da BYD tem motor do Song Pro

O BYD Hybrid T5 é um caminhão leve projetado para operações urbanas e interregionais. Ele também é um caso curioso, pois é um veículo híbrido derivado de um 100% elétrico, algo pouco comum. A BYD desenvolveu o modelo a partir do eT5 7.200. A montadora chinesa, inclusive, lançou esse modelo no Brasil em 2024. Contudo, apesar das semelhanças visuais, os dois veículos têm capacidades diferentes.

Publicidade


caminhão leve, BYD
Lote dos BYD eT5 7.200 recém-chegados ao Brasil BYD/Divulgação

O caminhão híbrido tem motor a gasolina 1.5 turbo de 130 cv de potência e outro elétrico de 200 cv. Complementam o sistema os freios regenerativos e a bateria de 18,3 kWh. Além disso, o modelo é plug-in, podendo repor a energia em fontes externas. Esse conjunto mecânico é semelhante ao utilizado do SUV híbrido Song Pro da BYD. O alcance do veículo passa dos 1.000 quilômetros, conforme mostrou o teste realizado recentemente na China. Ainda de acordo com a montadora, o modelo com peso máximo acelera de 0 a 55 km/h em cinco segundos.

Em contrapartida, o eT5 7.200 leva mais carga, até 3.900 kg, mas é mais pesado (tem PBT de 6,7 toneladas) e tem autonomia de apenas 185 quilômetros. Esse alcance, porém, serve ao seu propósito de operações de última milha, os trajetos curtos entre os centros de distribuições e locais de entrega em centros urbanos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião

Publicidade