A BYD lançou o caminhão híbrido Hybrid T5 na China em 2023, prometendo uma autonomia de 1.000 quilômetros com apenas um tanque de gasolina. No fim de 2024, a fabricante realizou um teste pelas estradas chinesas e comprovou o alcance do veículo e superou as expectativas iniciais.
- VEJA MAIS:
- Pagamento de Vale-Pedágio Obrigatório agora é exclusivo por tag eletrônica
- Veja os novos caminhões e veículos comerciais que estrearão no Brasil em 2025
- Retrospectiva 2024: um ano de muitos lançamentos de caminhões
De acordo com a mídia estatal chinesa, a prova ocorreu entre os dias 23 e 29 de novembro. O veículo partiu de Lhasa, capital do Tibete, atravessou a rodovia 318 Sichuan-Tibet, conhecida como "o caminho para o teto do mundo", e chegou o destino final em Shenzhen depois de percorrer 5.500 quilômetros.
No ponto mais marcante do teste, o caminhão híbrido cobriu 1.138 quilômetros em dois dias consumindo apenas um tanque de gasolina e sem recarregar as baterias em fontes externas. Durante essa etapa, o modelo registrou consumo médio de 10,2 km/l e percorreu um total de 133 quilômetros no modo elétrico. No entanto, a imprensa chinesa não informou se o veículo rodou vazio ou carregado durante a viagem. Seja como for, o BYD Hybrid T5 tem peso bruto total de 4.500 kg.
Publicidade
A BYD chamou o teste de "Um tanque por mil quilômetros: a tecnologia conquista a China". A rota incluiu algumas das estradas mais notórias da China, como a serra com 72 curvas de Nujiang, a montanha Zheduo e a estrada do penhasco de Xintang.
Caminhão híbrido da BYD tem motor do Song Pro
O BYD Hybrid T5 é um caminhão leve projetado para operações urbanas e interregionais. Ele também é um caso curioso, pois é um veículo híbrido derivado de um 100% elétrico, algo pouco comum. A BYD desenvolveu o modelo a partir do eT5 7.200. A montadora chinesa, inclusive, lançou esse modelo no Brasil em 2024. Contudo, apesar das semelhanças visuais, os dois veículos têm capacidades diferentes.
O caminhão híbrido tem motor a gasolina 1.5 turbo de 130 cv de potência e outro elétrico de 200 cv. Complementam o sistema os freios regenerativos e a bateria de 18,3 kWh. Além disso, o modelo é plug-in, podendo repor a energia em fontes externas. Esse conjunto mecânico é semelhante ao utilizado do SUV híbrido Song Pro da BYD. O alcance do veículo passa dos 1.000 quilômetros, conforme mostrou o teste realizado recentemente na China. Ainda de acordo com a montadora, o modelo com peso máximo acelera de 0 a 55 km/h em cinco segundos.
Em contrapartida, o eT5 7.200 leva mais carga, até 3.900 kg, mas é mais pesado (tem PBT de 6,7 toneladas) e tem autonomia de apenas 185 quilômetros. Esse alcance, porém, serve ao seu propósito de operações de última milha, os trajetos curtos entre os centros de distribuições e locais de entrega em centros urbanos.