Redação

07/12/2021 - 4 minutos de leitura.

Caminhão elétrico Volta Zero está pronto para produção em série

A sueca Volta Trucks confirmou, para o primeiro trimestre de 2022, o início de operação de 25 protótipos do caminhão elétrico Volta Zero

Volta Zero Crédito: Volta Trucks/Divulgação

O caminhão elétrico Volta Zero começa a rodar em testes a partir do início de 2022. Com isso, a startup sueca Volta Trucks dá um passo importante rumo à produção em série do modelo. O caminhão elétrico com aparência de ônibus vai ser feito pela Steyr Automotive. A empresa austríaca já produz veículos elétricos para várias marcas.

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Assim, 25 protótipos entrarão em operação no primeiro trimestre de 2022. Assim o objetivo é permitir a validação dos desenhos industriais. Bem como viabilizar a realização de testes práticos. Revelado em setembro de 2020, o Volta Zero tem visual peculiar. Nesse sentido, tem ampla área envidraçada e o motorista fica em posição rebaixada, no centro da cabine.

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Segundo a Volta Trucks, as linhas são assinadas pelo estúdio inglêsAstheimer Design. Em suma, o projeto foca operações urbanas. Nesse sentido, trata-se do primeiro caminhão elétrico do mundo com peso bruto total (PBT) de 16 toneladas. Além disso, haverá opções de 7,5, 12 e 18 toneladas. Assim, vai operar na coleta e entrega de cargas em grandes centros.

Caminhão elétrico da Volta terá autonomia de até 200 km

De acordo com a marca sueca, em relação ao modelo conceitual, pouca coisa mudou. Por exemplo, a linha que une a cabine ao compartimento de carga, que era diagonal, passou a ser vertical. Além disso, foi retirada a barra horizontal que unia os conjuntos de faróis. E o assolhado, coberto de madeira reciclada, recebeu tapetes de borracha.


Inicialmente, o Volta Zero terá baterias com potências de 150 e 225 kWh. Com isso, o caminhão elétrico terá autonomia para rodar de 150 a 200 quilômetros com uma única carga. Conforme dados da marca, a velocidade máxima será de 90 km/h. Também chama a atenção no novo modelo a grande variedade de soluções eletrônicas. Sobretudo voltadas à segurança.

Conforme a empresa, vários deles serão itens de série. Por exemplo, o caminhão elétrico virá com câmeras em vez de espelhos retrovisores e sensores de ponto cego. Bem como controle adaptativo de velocidade e radares de monitoramento de tráfego, entre outros.

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