Um dos caminhões mais badalados do mercado, o Tesla Semi, 100% elétrico, será apresentado no IAA Transportation 2024. Ou seja, o Salão de Hannover, na Alemanha. Assim, será a primeira vez que o modelo da empresa de Elon Musk participará de evento fora dos Estados Unidos. Considerada como a maior feira do setor de veículos comerciais do mundo, o IAA ocorre de 17 a 22 de setembro.
- VEJA MAIS:
- Scania cresce 137% e lança acelerador inteligente na linha de ônibus
Caminhão Volvo VNR elétrico vira peça de museu nos EUA
Caminhão elétrico da Volvo coleta lixo sem ruído e emissões em Curitiba
No evento, os visitantes também poderão dirigir o Tesla Semi. Porém, acompanhados de instrutores. De acordo com a organização do IAA, 59 veículos comerciais de diferentes fabricantes estarão disponíveis para test drive, incluindo modelos elétricos, a hidrogênio e a gás.
A apresentação do caminhão elétrico da Tesla no Salão de Hanover ocorrerá num momento crucial para a companhia de Elon Musk na Europa. Recentemente, em visita à fábrica em Grünheide, na Alemanha, o empresário mencionou a possibilidade de produzir o Semi no Velho Continente. Ele expressou a intenção de expandir a capacidade da planta para permitir a produção do modelo. Entretanto, Musk não deu detalhes, nem revelou prazos.
Publicidade
A apresentação do Tesla Semi ocorreu no fim de 2017. Porém, sua produção, em pequenos volumes, foi iniciada somente em 2022. Até agora, foram entregues apenas algumas dezenas de unidades, todas para clientes nos Estados Unidos. A maioria está em serviço na rede de transporte da PepsiCo. A fabricação do modelo em grandes quantidades deve começar ainda em 2024.
Tesla Semi tem mais de 1.000 cv de potência
O Tesla Semi ainda é um produto em fase de maturação e, por isso, as especificações técnicas não são completamente conhecidas. Por ora, o que se sabe é que o caminhão tem três motores elétricos instalados nos eixos traseiros. Conforme a fabricante, esse conjunto entrega potência total equivalente a 1.020 cv, bem como 145 mkgf de torque. Esses números, no entanto, podem não ser definitivos.
- LEIA MAIS:
- Biodiesel B100 é mais econômico que B13, revela estudo
- Roubo de carga recua 20,6%, mas números continuam altos
- Nikola recebe megapedido de 100 caminhões a hidrogênio
A energia para move o caminhão elétrico da Tesla Motors vem de um conjunto de baterias com capacidade de 900 kWh. Conforme a empresa de Elon Musk, isso é suficiente para garantir autonomia de 800 km. Além disso, o modelo pode transportar até 37 toneladas.
Com a produção do Semi em maior escala, é esperado que o caminhão elétrico amplie sua participação de mercado já a partir de 2025. No primeiro momento, a prioridade são os Estados Unidos. Afinal, de acordo com a Tesla, a meta é iniciar as exportações apenas em 2026.