Um caminhão 100% elétrico percorreu neste mês 250 quilômetros transportando um contêiner de 27 toneladas do Porto de Santos até a fábrica da Syngenta em Paulínia, interior de São Paulo. Está foi a primeira vez que um veículo a bateria rodou com uma carga tão pesada no Brasil.
- VEJA MAIS:
- Mercado de caminhões recua 20% em agosto, mas exportações triplicam
- Caminhoneiros surdos querem espaço nas estradas e desafiam preconceito
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
A operação foi realizada pela Gelog, que adquiriu o caminhão elétrico para atender à demanda da Syngenta por soluções de logística mais sustentáveis. De acordo com a transportadora, o feito comprovou que é possível transportar cargas pesadas por longas distância utilizando veículos elétricos, mesmo em trajetos desafiadores, como a subida da serra.
O caminhão utilizado no trecho é um cavalo mecânico elétrico 6x2 da Sany Irmen, modelo SE 437, projetado para o transporte de cargas pesadas. O modelo fabricado na China possui com uma bateria de 437 kWh, capaz de fornecer autonomia de cerca de 350 quilômetros com carga total, e um motor elétrico de 330 kW contínuos, com pico de até 480 kW. Conforme dados da marca, o veículo temi capacidade máxima de tração de até 37.470 kg.
A Syngenta introduziu a operação com o caminhão elétrico para cumprir metas de ESG. O objetivo da empresa é reduzir em 38% as emissões de CO₂ até 2030, adotando alternativas de transporte que combinem eficiência e baixo impacto ambiental.