A Peterbilt, marca do Grupo Paccar, que também é dono da DAF, começou a vender o 579EV nos Estados Unidos. Trata-se do primeiro caminhão pesado da empresa focado no mercado norte-americano. O preço não foi revelado. Mas clientes da Califórnia terão descontos de até US$ 150 mil (cerca de R$ 800 mil)
Isso porque o Estado incentiva a venda de caminhões e ônibus híbridos e elétricos. O subsídio é garantido pelo California Air Resources Board (CARB). Trata-se de uma entidade voltada a fomentar a adoção de veículos eletrificados. O objetivo é reduzir as emissões de poluentes.
Os pedidos podem ser feitos por meio da SmartSpec, nome da loja online da Peterbilt. A empresa promete iniciar a produção em série do novo caminhão no segundo trimestre de 2021.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estrutura de GNL para abastecer caminhão avança no País
Peterbilt 579EV tem autonomia para rodar 240 km
O caminhão Peterbilt 579EV foi projetado para operações rodoviárias de médias distância. Para isso, tem um pacote de baterias que garante autonomia de até 150 milhas. O equivalente a uns 240 km, aproximadamente.
O caminhão também conta com sistema regenerativo de energia. O dispositivo tem funcionamento similar ao de dínamos. Ou seja: em descidas, por exemplo, quando o motorista deixa de acelerar, o movimento das rodas gera eletricidade.
Essa energia extra é enviada às baterias. Por isso a fabricante indica a nova opção para o transporte regional de coleta e entrega e última milha.
Com o uso de carregadores rápidos a recarga completa das baterias pode ser feita em cerca de quatro horas. As informações são da Peterbilt.
Eletrificação veicular é alternativa ao diesel
O caminhão Peterbilt 579EV traz o novo eixo Meritor 14Xe, com duas marchas no eixo. Esse dispositivo fornece energia por meio do inversor de torque.
O motorista pode acompanhar tudo que está ocorrendo no caminhão em um visor no painel de instrumentos. Nessa tela também são projetados dados de consumo e energia disponível nas baterias.
“O 579EV apresenta todos os benefícios aerodinâmicos. Além disso, herda o mesmo conforto e visibilidade dos demais modelos da marca" diz o gerente-geral da Peterbilt e vice-presidente da PACCAR, Jason Skoog. "Além de tecnologias avançadas, como o trem de força totalmente elétrico.”
Família de elétricos Peterbilt
Além do 579EV, a Peterbilt também já está vendendo o 220EV. Esse caminhão é direcionado às operações urbanas e de curtas distâncias. A autonomia é de até 200 milhas (cerca de 320 km).
O 520EV completa a nova linha de caminhões elétricos da marca. Essa opção é direcionado à coleta de lixo urbana. Nesse caso, a autonomia é de 80 milhas (aproximadamente 130 km).