A Kenworth apresentou nesta semana durante a ACT Expo a nova geração do T680E, caminhão elétrico voltado para transporte de curta e longa distância. De acordo com o fabricante norte-americano, o modelo recebeu melhorias que proporcionam maior autonomia e recarga mais rápida, além de atualizações no design e novos recursos internos.
- VEJA MAIS:
- Conceito Vision V antecipa o futuro das vans da Mercedes-Benz
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
Realizada em Santa Monica, na Califórnia, a ACT Expo é a principal feira dos Estados Unidos dedicada a tecnologias limpas e alternativas para o setor de transporte. O evento reúne fabricantes, fornecedores e operadores focados em soluções sustentáveis, como eletrificação, hidrogênio e biocombustíveis.
O principal destaque do novo T680E é o novo conjunto de baterias com capacidade de 500 kWh. Conforme dados da marca, o sistema garante mais de 320 quilômetros de autonomia. O fabricante desenvolveu o modelo sobre a nova plataforma elétrica ePowertrain da PACCAR, que gera potência contínua entre 365 e 470 cv, com pico de até 605 cv. O torque máximo é de 28,55 mkgf.
Recarga rápida otimizada e aerodinâmica refinada
O novo T680E é compatível com carregadores rápidos CCS1 e suporta potência de até 350 kW. Segundo a Kenworth, o sistema permite atingir 90% da carga em cerca de duas horas.
A Kenworth oferece o modelo em versões com cabine curta e tração 6x4, tanto como cavalo mecânico quanto como caminhão rígido. Além disso, a fabricante afirma que a nova arquitetura elétrica amplia a flexibilidade na montagem do veículo e facilita o acesso aos componentes, o que reduz o tempo de manutenção.
De acordo com Kevin Haygood, gerente de vendas e marketing da Kenworth, a nova plataforma elétrica do T680E foi desenvolvida no zero. “Essa abordagem nos permite fornecer um caminhão e um trem de força para cada tarefa, atendendo efetivamente às necessidades do cliente com base em autonomia, desempenho, confiabilidade e facilidade de manutenção”, afirmou.
O T680E também recebeu melhorias aerodinâmicas e faróis de LED com detalhes azuis, uma característica visual dos caminhões elétricos da Kenworth. Ademais, a cabine ganhou uma central com tela sensível ao toque de 15 polegadas que exibe informações sobre consumo, frenagem regenerativa e autonomia. Entre os recursos opcionais estão espelhos retrovisores digitais, assistente de permanência em faixa, bem como sistemas avançados de frenagem.
A Kenworth já aceita encomendas pelo novo T680E nos EUA e Canadá. Conforme anunciado pelo fabricante, as entregas do caminhão elétrico atualizado estão previstas para o fim de 2025.