O caminhão elétrico Foton iBlue é a mais recente novidade do segmento no Brasil. Segundo a marca chinesa, o modelo é voltado a operações urbanas. Ou seja atua no segmento de leves, tem tração 6 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) e 3.575 de capacidade de carga útil.
VEJA TAMBÉM
Volvo FM Eletric terá 2 t a mais de capacidade no eixo dianteiro; entenda
Volkswagen tem quase 90% das vendas de caminhões elétricos no País
Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico
Nesse sentido, colaboram as dimensões compactas. Conforme os dados técnicos, o caminhão elétrico Foton iBlue tem 5.960 mm de comprimento. A largura da dianteira é de 2.260 mm e a distância entre os eixos é de 3.360 mm. Além disso, a plataforma de carga tem 4.140 mm de comprimento.
Publicidade
Para comparação, o Volkswagen E-Delivery 11 é um pouco maior. O caminhão elétrico feito pela VWCO em Resende (RJ) tem 6.302 mm de comprimento, na versão de entrada. A largura da dianteira é de 2.35 mm (sem contar os retrovisores). Além disso, a distância entre os eixos é de 3.300 mm.
Novo caminhão elétrico tem autonomia de 200 km
Conforme a Foton, o iBlue tem duas baterias fornecidas pela CATL de 81 kWh cada. Da mesma forma, o motor elétrico gera potência máxima de 115 kW, equivalentes a 156 cv. O torque máximo é de 93,9 mkgf. De acordo com a marca, o pacote de baterias garante autonomia de até 200 km.
Portanto, o novo caminhão elétrico tem autonomia Conforme a área de engenharia da Foton, o novo caminhão elétrico não tem caixa de transmissão convencional. Assim basta que o motorista acione o pedal do acelerador pra que o torque seja enviado às rodas do eixo traseiro de forma contínua.
De acordo com a Foton, a recarga pode ser feita por meio de sistemas CCS do tipo 2. Porém, o gerente geral da Foton no Brasil, Darren Lu, diz que a empresa oferece assessoria para instalação da infraestrutura necessária. Assim, a companhia indica a solução mais adequada conforme o perfil de operação.
Itens de série
A lista de itens de série do novo caminhão elétrico inclui sistema de freio auxiliar, assistente de arranque em rampa, acionamento automático dos faróis e farol de milha. Assim como rádio com tocador de MP3 e entrada USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme, entre outros.
Além disso, há sistema ABS, antitravamento dos freios e EBD, de distribuição eletrônica das forças de frenagem. Da mesma forma, há controle eletrônico de estabilidade e freio de estacionamento com trava de tambor central.
Conforme a Foton, outro destaque é o bom espaço na cabine. Da mesma forma, a empresa chama a atenção para o para-brisa amplo e os retrovisores grandes. Com isso, a fabricante informa que o modelo oferece maior visibilidade, e, assim, alto nível de segurança.
Garantia de até 5 anos para o caminhão elétrico
Conforme a marca, a garantia do Foton iBlue é de cinco anos ou 200 mil km. Isso inclui bateria e sistema de gerenciamento, bem como unidade eletrônica de potência e motor. Assim como a unidade de distribuição de energia. Seja como for, a garantia do chassi é de três anos ou 100 mil km.
Até o momento, a marca informa que vendeu cerca de 40 unidades do novo caminhão elétrico. De acordo com a Foton, esses modelos atuam em operações com baú, tanque e carga seca, por exemplo. Ainda segundo a marca, o preço sugerido é de R$ 449 mil. Ou seja, o equivalente a seis carros de entrada, como o Renault Kwid, por exemplo.
Atualmente, a Foton tem 29 concessionárias em 10 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com isso, a empresa garante que oferece uma boa rede de assistência técnica para o novo caminhão elétrico. “Temos um grande estoque de peças do iBlue no Brasil", diz Darren Lu. "As da carroceria, por exemplo, são semelhantes às dos modelos com motor a diesel vendidos no País”, afirma.
Ficha Técnica do Foton iBlue
Aplicação | Urbana |
Motor | Elétrico de 115 kW (156 cv) 93,9 mkgf |
Relação de redução | 3.045 |
Entre-eixos (mm) | 3.360 |
Freios | Discos na dianteira e tambor na traseira |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 2.425 |
Capacidade de carga (Kg) | 3.575 |
PBT (kg) | 6.000 |
Volume de carga (m³) | 18 |
Suspensão | Molas parabólicas |