Recém-chegado ao Brasil para realizar testes, o caminhão elétrico japonês Fuso eCanter usará um implemento nacional durante a fase de avaliação. Assim, o modelo rodará pelo País com um implemento fornecido pela brasileira 4Truck.
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O eCanter foi uma das novidades apresentadas neste mês, durante a Fenatran 2024. A Mercedes-Benz levou o modelo a seu estande na feira. A marca alemã e a Fuso pertencem ao grupo Daimler Truck, o que explica a presença do caminhão japonês no evento paulistano.
O implemento da 4Truck instalado no o eCanter é um baú com estrutura e paredes feitos de alumínio. Além disso, para o tornar o equipamento mais leve, o fabricante utiliza fibra no teto.
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“Estamos bastante felizes com a oportunidade de fazer o implemento para essa novidade da Mercedes-Benz. Estamos em linha com os valores da montadora: inovação, economia e sustentabilidade para toda a cadeia são nossos pilares aqui também”, comentou Osmar Oliveira, CEO da 4Truck.
Fuso eCanter
Conforme anunciado pela Mercedes-Benz do Brasil durante a Fenatran 2024, o eCanter veio ao Brasil para realizar testes com operadores brasileiros. De acordo com a fabricante, empresas avaliarão inicialmente 10 caminhões, em versões com PBT de 7,5 a 8,5 toneladas.
O caminhão elétrico leve é um produto da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, produzido no Japão em Portugal. Atualmente, a Daimler Truck controla majoritariamente a empresa japonesa, enquanto a Mitsubishi Corporation detém uma participação minoritária.
O eCanter, lançado em 2017, foi o primeiro caminhão elétrico leve produzido em série no mundo. Concebido para operações urbanas, o veículo pode ter dois ou três pacotes de baterias, com capacidade de 82 a 124 kWh, que rendem entre 140 e 200 quilômetros de alcance.
O caminhão leve da Fuso possui um motor elétrico que rende 149,5 cv de potência e 25,4 mkgf de torque, podendo ainda atingir picos temporários de 175,3 cv e 43,8 mkgf.
Além dos testes com o eCanter, a Mercedes-Benz também vai avaliar no País, juntamente com operadores brasileiros, os cavalos mecânicos elétricos eActros 300 e eActros 400, que têm CMT de até 40 toneladas.