A Daimler Truck deu início a uma nova fase em sua estratégia de descarbonização com o lançamento oficial da operação logística de entrada com caminhões elétricos. Agora, 14 exemplares do Mercedes-Benz eActros 600 vão percorrer rotas de até 600 quilômetros para transportar peças e componentes às fábricas da empresa na Alemanha e em outros países da Europa.
- VEJA MAIS:
- Brasil tem gás de sobra, mas faltam caminhões para usar
- Navio com motores PACCAR MX-13 combina diesel, eletricidade e hidrogênio
- Toyota registra Hilux Stout no Brasil, mas mantém lançamento em espera
A iniciativa integra o projeto “Electrify Inbound Logistics”, criado para substituir veículos a diesel por caminhões elétricos nas operações de longa distância que abastecem as unidades de Wörth am Rhein, Gaggenau, Kassel e Mannheim. A ação conta com a participação de 14 parceiros logísticos, que assumirão rotas fixas com os novos eActros 600.
Durante o lançamento simbólico do comboio elétrico na fábrica de Wörth, Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, destacou a importância do projeto. “Eletrificar a logística de nossas fábricas com o eActros 600 demonstra que soluções logísticas sem CO₂ já são uma realidade hoje.”
Daimler investe em infraestrutura de carregamento
A Daimler Truck também investe na infraestrutura de carregamento para garantir a viabilidade das operações elétricas. A empresa já instalou estações de carregamento em suas principais unidades produtivas, incluindo 15 pontos em Wörth, dos quais seis são de carregamento rápido com 400 kW. Ademais, outros 11 carregadores operam em Gaggenau, Kassel, Mannheim e em armazéns externos.
De acordo com a montadora, esse suporte logístico permite que os veículos sejam recarregados durante as paradas operacionais, sem comprometer os cronogramas de entrega. Além disso, os caminhões também utilizam infraestrutura pública de carregamento ao longo das rotas, principalmente em trechos transfronteiriços com Itália, República Tcheca e Luxemburgo.

Ainda conforme a empresa, a frota de caminhões elétricos deve percorrer até 2,5 milhões de quilômetros por ano sem emissões de CO₂. Os testes com o novo modelo começaram em 2024, com a circulação de um eActros 600 entre as fábricas de Kassel e Wörth.
A frota elétrica da Daimler Truck já contava com os modelos regionais eActros 300 e 400, que rodaram cerca de dois milhões de quilômetrosem 2024. Agora, com a disponibilidade do eActros 600, o foco se desloca para as operações de longa distância, que representam uma parte significativa das emissões do setor.
Para o chefe de operações da Mercedes-Benz Trucks, Jürgen Distl, a mudança não é apenas tecnológica, mas também estratégica. “Nos últimos dois anos, já eletrificamos mais de 20% dos nossos transportes diretamente comissionados com material de produção em rotas de entrega regionais. São mais de 100 entradas de caminhões elétricos por dia em nossas fábricas”, explicou. “Agora, estamos expandindo nosso foco para a rede de frete europeia, juntamente com nossos parceiros de logística.”