Notícias

Caminhão elétrico eActros 400 atinge autonomia maior que prevista em teste no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu recentemente um teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400, de primeira geração, e constatou que o veículo superou a autonomia prevista originalmente. O modelo percorreu 476 quilômetros entre a planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e o Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, sem recarga intermediária.

Thiago Vinholes

02 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

eActros 400, Mercedes-Benz, caminhão elétrico,
Caminhão elétrico eActros 400 percorreu 476 km sem necessidade de recarga intermediária
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu recentemente um teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400, de primeira geração, e constatou que o veículo superou a autonomia prevista originalmente. O modelo percorreu 476 quilômetros entre a planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e o Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, sem recarga intermediária. Além disso, ao chegar ao destino, ainda possuía 9% de bateria restante.

Durante o percurso, o eActros 400 transportou 6.200 kg de carga líquida com peso bruto total de 19.200 kg, mantendo velocidade média de 60 km/h e consumo médio de 0,85 kWh/km. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o resultado é um avanço em relação ao teste anterior, executado em maio, quando o caminhão percorreu 442 quilômetros até o Rio de Janeiro sem recarga, com 30% de bateria restante. “Agora, nós atingimos um novo patamar na realização do trajeto até Curitiba”, disse.

De acordo com o fabricante, o novo teste prova a viabilidade do caminhão elétrico em rotas interurbanas de média e longa distância no Brasil. Ainda segundo a Mercedes-Benz, o eActros 400 pode receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets e outros tipos. O fabricante indica o modelo para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas e alimentos.

eActros 400, Mercedes-Benz, caminhão elétrico,
eActros 400 testado no Brasil é da primeira geração - Mercedes-Benz/Divulgação

eActros 400 também passa por testes com clientes

Além dos percursos próprios, a Mercedes-Benz do Brasil está conduzindo testes de caminhões elétricos com clientes em operações reais, envolvendo empresas como Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. Segundo o fabricante, o objetivo é avaliar o desempenho do eActros 400 e do caminhão leve FUSO eCanter em rotinas operacionais, com diferentes cargas e percursos. Ambos estrearam na Fenatran em 2024.


O eActros 400 é equipado com quatro pacotes de bateria de 112 kWh cada, totalizando 448 kWh. Conforme dados da montadora, o alcance padrão do modelo é de 400 quilômetros. O caminhão possui dois motores elétricos integrados, transmissão de duas marchas, bem como sistema de freio regenerativo. Além disso, o modelo vem com tecnologias de segurança, incluindo MirrorCam, assistentes de frenagem e ponto cego, controle de fadiga e estabilidade, entre outros recursos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião