A Shell Lubricantes acaba de concluir novos testes com o Starship 2.0. Ou seja, seu caminhão criado para avaliar soluções como lubrificantes. Bem avaliar a eficiência energética. Segundo a marca, o objetivo é aplicar novas tecnologias em caminhões da Classe 8. Ou seja, modelos pesados focados em operações de transporte rodoviário. Como resultado, fez média de consumo superior a 4,4 km/l rodando com cerca de 21 toneladas de carga.
De acordo com a Shell, o Starship 2.0 com motor a diesel rodou quase 6 mil km utilizando lubrificantes da marca. Obviamente, que o desenho do caminhão colaborou para a boa autonomia. Afinal, tudo nele foi pensado para garantir a melhor eficiência.
Leia mais
Mercedes-Benz eActros 300 elétrico é testado em condições severas
Produção de caminhões recua quase 30% no primeiro trimestre
Caminhão da Copa Truck de Adalberto Jardim é feito com peças usadas
Publicidade
Caminhão fez duas viagens longas
Segundo informações da empresa, foram feitas duas viagens. O ponto de partida foi o centro de distribuição da companhia, em Houston, no Texas. De lá, o caminhão partiu para outra unidade da Shell, na Califórnia. Depois, o Starship 2.0 seguiu em direção a Atlanta, na Georgia.
Assim, no trecho de pouco mais de 790 km, de Houston a Fontana, o caminhão fez, em média 4,42 km/l de diesel. De acordo com o Shell, isso representa três vezes mais eficiência que a média obtida pelos caminhões de Classe 8 nos EUA. A conta inclui tonelada transportada versus km/l.
Assim, na primeira viagem o caminhão equivalente a um trucado com implemento de três eixos, levou mais de 21 toneladas de carga. Segundo a empresa, ele transportou óleo para motores. Em seguida, foi recarregado com 20,8 t de produtos e rumou para Atlanta.
Com caminhão experimental, Shell mira redução de consumo
Da mesma forma, na viagem de Fontana a Atlanta, o Starship 2.0 manteve a boa eficiência energética. Conforme dados da Shell, nesse trecho, o consumo médio foi ainda melhor. Ou seja, o modelo rodou 4,64 km com um litro de diesel.
Desde 2018, a iniciativa batizada de Shell Starship visa demonstrar maneiras simples e eficientes para reduzir o consumo de diesel em caminhões pesados. Segundo a empresa, isso é possível utilizando lubrificantes e combustível adequados.
Novo caminhão Shell Starship terá motor a gás
Porém, os planos da Shell não param por aí. Conforme a companhia, informações sobre a próxima geração do Starship serão anunciadas em maio. Seja como for, a empresa já revelo que seu próximo caminhão experimental vai ter motor a gás. Ou seja, o Cummins X15N Natural Gas.
Além disso, a cabine vai ter linhas ainda mais aerodinâmicas. "Do mesmo modo, implemento e pneus, bem como o trem de força e a transmissão, vão ser mais eficientes”, diz o gerente geral global da Shell nos EUA, Tom Mueller. Conforme o executivo, o lubrificante vais ser específico para motores a gás.
“O aumento do fornecimento de gás natural e de locais públicos de abastecimento ajudam as frotas de longa distância a reconhecer os benefícios ambientais desse combustível, diz Mueller. "Além disso, existem vantagens econômicas e operacionais”, explica. Ele se refere ao menor preço do gás na comparação com o diesel.
O Estradão está no Instagram. Confira!