Mercado

Caminhão da Scania movido a GNV com 900 km de autonomia já roda na região

Scania apresentou em feira argentina uma versão do caminhão a gás que tem o dobro de autonomia; novidade deve chegar em breve ao Brasil

Andrea Ramos

10 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Scania a gás com 900 km de autonomia roda na região
Scania a gás com 900 km de autonomia roda na região
Crédito:Scania/Oscar Jaern/Divulgação

A Scania apresentou na edição 2023 de Expoagro, na Argentina, um novo sistema para aumentar a autonomia dos seus caminhões que trabalham com gás natural veicular (GNV). Assim, de acordo com a marca do grifo, a autonomia mais que dobra, a depender da versão. Hoje, o caminhão a gás percorre, em média, 400 km de distância com os cilindros cheios.

Trata-se de um espaço de armazenamento adicional na parte traseira do caminhão. Conhecido como "mochila de armazenamento". Ela é composta por quatro cilindros ultraleves feitos de fibra de carbono. Estes cilindros são os mesmos utilizados ​​nos ônibus GNV da marca. E geralmente são montados no teto dos veículos. Por isso, são bem mais leves em relação aos convencionais. Entretanto, a tara do caminhão com a "mochila" fica em torno de 800 kg extras.

LEIA MAIS
Caminhoneira, engenheira e piloto: mulheres inspiram o setor automotivo
CNH para caminhões: Número de motoristas habilitados diminui o Brasil
Leitura do cérebro ajuda motorista profissional a dirigir melhor


Publicidade

O sistema conta com capacidade de armazenamento de 200 m³. E fica instalado na parte traseira da cabine. Assim, traz a vantagem de poder ser colocado em unidades novas ou modelos usados, que já estão no mercado. Seja como for, um caminhão 6x2 a gás pode rodar até 790 km, enquanto um caminhão 4x2 chega a 900 km de autonomia.

Scania mostra como é o caminhão movido a GNV que faz até 900 km sem abastecer

Novo Scania a gás chega no segundo semestre

De acordo com a Scania Argentina, a partir do segundo semestre, a fabricante começa a oferecer a instalação do sistema. Conforme a fabricante no Brasil informou ao Estradão, "a Scania está sempre em busca de melhorias. E o aumento da autonomia é algo latente no dia a dia da engenharia".


Mas, embora tenha se esquivado da questão, o mercado do Scania a gás no Brasil contabiliza mais de 600 unidades vendidas. Além disso, a marca já anunciou que chega ao País neste ano o motor a GNV com potência de 460 cv. Portanto, faz sentido oferecer a opção com maior autonomia. Ademais, o tempo para abastecer o caminhão, mesmo com o recurso extra, leva só 15 minutos, graças aos novos bicos NGV1 de alto fluxo.

Estradão está no Instagram, confira!

Como é viver no Mercedes-Benz Actros com cozinha e banheiro a bordo!

Deixe sua opinião