A transportadora americana J.B. Hunt Transport Services ultrapassou recentemente 50.000 milhas (80.000 quilômetros) percorridas com um caminhão autônomo nos Estados Unidos. A Kodiak Robotics, especializada em automação para veículos pesados, equipou o Kenworth T680 da empresa de transporte com um sistema de orientação e controles automatizados.
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Segundo a transportadora, desde o início da operação em janeiro deste ano, o caminhão autônomo atingiu 100% de pontualidade nos pontos de coleta e entrega. Além disso, o modelo não registrou nenhum incidente durante essa fase. No entanto, por questões de segurança, dois motoristas acompanham as viagens a bordo do veículo.
O veículo equipado com o sistema da Kodiak percorre uma rota de 1.200 quilômetros em 16 horas. A atividade envolve o transporte de cargas de pneus da Bridgestone entre Atlanta e Dallas. No retorno, o caminhão recolhe pacotes em pontos de distribuição da J.B. Hunt 360box, divisão de frete da transportadora.
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"Fomos capazes de fornecer uma solução complementar que integra a tecnologia autônoma com as operações do dia a dia, ao mesmo tempo em que resolve os desafios de comunicação", disse Nick Hobbs, diretor de operações e presidente de serviços contratados da J.B. Hunt.
Kodiak projetou um kit para caminhões autônomos
Batizado de Kodiak Driver, o sistema da Kodiak Robotics é um controle de cruzeiro que dispensa a necessidade de motorista na cabine do caminhão. Em vez disso, um conjunto baseado em inteligência artificial dirige o veículo com auxílio de recursos de orientação. O equipamento inclui câmeras, radar e lidar, um dispositivo de sensoriamento remoto que emite pulsos de laser para medir distâncias.
Os sensores e câmeras de monitoramento ficam nos “SensorPods” da Kodiak. À primeira vista, eles passam despercebidos, pois estão montados como retrovisores externos do caminhão. De acordo com a desenvolvedora do sistema, a instalação do kit é tão simples "quanto substituir um pneu".
Os SensorPods captam dados de orientação, processados pelo "Guardian", o computador da Kodiak ligado aos freios, acelerador e direção do caminhão. Segundo a empresa, o sistema realiza 10 mil verificações de segurança e desempenho por segundo. Além disso, o equipamento calcula rotas e planeja paradas seguras continuamente.
Por fim, a terceira parte do aparato autônomo é o Kodiak Maps, um sistema de mapeamento flexível que atualiza instantaneamente a rota. Segundo a empresa, ele é inteligente o suficiente para se adaptar às mudanças em ambientes on-road e off-road. Essas alterações de trajeto ainda podem ser compartilhadas com outros veículos que tenham os controles de condução da Kodiak.
Caminhão autônomo é até 25% mais eficiente
A Kodiak informa que sua tecnologia de controles autônomos está pronta para integrar todos os caminhões pesados à venda nos Estados Unidos. A companhia indica o sistema para transportadoras que atuam em rotas de longa distância, bem como para aplicações militares em áreas de alto risco.
De acordo com a Kodiak, seu sistema de condução sem motorista pode reduzir em até 25% as emissões e o consumo de combustível dos veículos, que podem operar continuamente, fazendo paradas apenas para reabastecer, carregar e descarregar mercadorias.