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Caminhão autônomo reduz custos para transportadoras

Sistema de comboio, em que um veículo com motorista puxa a fila, permite que transportadoras adotem o caminhão autônomo sem motorista nos EUA

Redação

09 de set, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Transportadoras nos EUA reduz custo de operação com caminhão autônomo
Transportadoras nos EUA reduz custo de operação com caminhão autônomo
Crédito:Locomation/Divulgação
Transportadoras nos EUA reduz custo de operação com caminhão autônomo

O caminhão autônomo, que no Brasil só opera em locais confinados, é realidade em algumas estradas ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já há transportadoras utilizando esse tipo de solução. É o caso da Stevens Trucking, da capital de Oklahoma. Segundo a empresa, os veículos, que operam no sistema da Locomation, se destacam principalmente pela redução do consumo de combustível. Bem como queda no custo de operação.

Além disso, há uma importante diminuição do risco de acidentes. Isso ocorre graças ao sistema ARC, da Locomation, que funciona em forma de comboio. Assim, um motorista dirige o primeiro caminhão da fila. Portanto, todas as manobras feitas pelo líder vão sendo replicadas pelo caminhão autônomo que vem em seguida.

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Segundo a empresa, os dois veículos que seguem o líder trafegam sozinhos. Porém, por questões de segurança, eles também têm motoristas a bordo. Conforme o fundador e CEO da Locomation, Çetin Meriçli, esse condutor pode ficar descansando. Assim, a transportadora atende as leis que regulam as horas de serviço.

Escritório a bordo

Além disso, ele pode aproveitar esse tempo para realizar serviços administrativos, como preencher relatórios, por exemplo. Seja como for, a legislação vai avançar. Com isso, no futuro não vai ser preciso haver uma pessoa a bordo do caminhão autônomo.

Não por acaso, a solução da Locomation vem despertando o interesse de outras transportadoras norte-americanas. É o caso de Wilson Logistics , Christensen Transportation e PGT Trucking. Recentemente, elas assinaram contratos com a empresa de tecnologia.


Antes disso, a Locomation fechou um pacote de oito anos com a Stevens Trucking. Assim, seis rotas vão ser implantadas no Estado de Oklahoma até o fim de 2023. Conforme a empresa, são US$ 9 bilhões, ou, aproximadamente, R$ 47 bilhões, movimentados por ano em fretes. Portanto, trata-se de 18% de todas as operações de transporte rodoviário de carga dos Estados Unidos.

Caminhões rodam 20h por dia

Conforme a Locomation, o sistema permite dobrar o tempo de operação dos caminhões. Isso porque a solução reduz a necessidade de paradas para descanso do motorista. De acordo com a empresa, com o ARC os caminhões podem rodar, em média, 20 horas por dia. 

Ainda de acordo com a empresa, a redução de emissões de poluentes chega a ser de 22%. Da mesma forma, o tempo ocioso do caminhão diminui até 90%. Além disso, como os caminhões rodam muito próximos uns dos outros, há menor resistência ao vento. Como resultado, a economia com combustível pode ser de até 8%.


Transportadoras e embarcadores americanos aderem ao sistema de automação

Automação para todos os caminhões

De acordo com a companhia, qualquer tipo de caminhão pode receber a nova tecnologia. Para isso, eles ganham câmeras, sensores e radares. No mesmo sentido, os sistemas de direção de frenagem foram otimizados.

Para o CCO da Locomation, Glynn Spangenberg, o ARC é um trampolim para aumentar a presença de caminhões autônomos nas estradas. Atualmente, uma frota com 13 caminhões roda pelos Estados Unidos realizando testes. Conforme a Locomation, mais 30 veículos vão ser incorporados até o fim de 2023.


Motoristas não ficarão sem trabalho

Inicialmente, a empresa estima que o potencial é de 3.100 caminhões. Tanto os executivos da Locomation como da Stevens reconhecem a preocupação dos motoristas sobre o corte de empregos que pode ser gerado pelos caminhões autônomos. Porém, eles dizem que a tecnologia permite suprir a atual falta de profissionais qualificados.

De acordo com eles, esses condutores vão assumir novas funções. Como por exemplo, operadores do caminhão que lidera o comboio. “Não vamos substituir os motorista de caminhão. Pelo contrário, queremos criar empregos. Mesmo porque, não projetamos ter uma frota com 100% de caminhões autônomos.”

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