A produtora de celulose Suzano anunciou que testará o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina em um de seus terminais portuário no Brasil. Parceira no projeto, a Lume Robotics, empresa brasileira especializada em soluções para mobilidade autônoma, trabalha no desenvolvimento do veículo com essa configuração inédita na região.
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A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou o projeto da Lume Robotics para receber apoio. Assim, no fim de julho, a agência pública assinou um contrato de R$ 3 milhões com a empresa para desenvolver e implementar o veículo.
Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume, afirmou que a Finep escolheu o projeto por oferecer diversas soluções de gestão e sustentabilidade para operações logísticas. “Este projeto foi selecionado pela Finep devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões.”
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Caminhão autônomo elétrico e sem cabine
O caminhão autônomo Suzano utilizará o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma. O sistema contém uma série de hardwares avançados, como sensores e câmeras, integrados a softwares de controle, incluindo programas geridos por inteligência artificial. O veículo é pensado sem os comandos tradicionais, por isso não tem cabine - nem precisa de motorista.
De acordo com a Lume Robotics, essa tecnologia permite que o veículo se localize com precisão em tempo real e dirija de forma autônoma. Além disso, o caminhão conseguirá desviar de obstáculos fixos ou móveis e responder de forma dinâmica ao ambiente de operação.
Segundo Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano, a parceria com a Lume vai de encontro com os compromissos da empresa. “Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade.”
O veículo autônomo passará por testes de implementação e validação em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. O trabalho consiste em percorrer um trajeto de quatro quilômetros, entre o armazém até o costado do navio, transportando 64 toneladas de celulose. O caminhão deverá executar essa tarefa sem em torno de 50 vezes por dia de forma contínua e ininterrupta.
A Suzano prevê apresentar o caminhão autônomo elétrico sem cabine concluído em meados de 2027 e iniciar as operações de teste até 2028.