Tecnologia

Caminhão autônomo elétrico será usado em operações portuárias da Suzano no Brasil

Caminhão autônomo elétrico projetado pela Lume Robotics será testado em operações portuárias da fabricante de celulose Suzano

Thiago Vinholes

15 de ago, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Caminhão autônomo elétrico, Suzano, Lume Robotics
Caminhão autônomo elétrico da Suzano comporta até 64 toneladas de carga
Crédito:Suzano/Divulgação

A produtora de celulose Suzano anunciou que testará o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina em um de seus terminais portuário no Brasil. Parceira no projeto, a Lume Robotics, empresa brasileira especializada em soluções para mobilidade autônoma, trabalha no desenvolvimento do veículo com essa configuração inédita na região.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) selecionou o projeto da Lume Robotics para receber apoio. Assim, no fim de julho, a agência pública assinou um contrato de R$ 3 milhões com a empresa para desenvolver e implementar o veículo.

Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume, afirmou que a Finep escolheu o projeto por oferecer diversas soluções de gestão e sustentabilidade para operações logísticas. “Este projeto foi selecionado pela Finep devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões.”


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Caminhão autônomo elétrico e sem cabine

O caminhão autônomo Suzano utilizará o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma. O sistema contém uma série de hardwares avançados, como sensores e câmeras, integrados a softwares de controle, incluindo programas geridos por inteligência artificial. O veículo é pensado sem os comandos tradicionais, por isso não tem cabine - nem precisa de motorista.

De acordo com a Lume Robotics, essa tecnologia permite que o veículo se localize com precisão em tempo real e dirija de forma autônoma. Além disso, o caminhão conseguirá desviar de obstáculos fixos ou móveis e responder de forma dinâmica ao ambiente de operação.

Segundo Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano, a parceria com a Lume vai de encontro com os compromissos da empresa. “Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade.”


O veículo autônomo passará por testes de implementação e validação em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. O trabalho consiste em percorrer um trajeto de quatro quilômetros, entre o armazém até o costado do navio, transportando 64 toneladas de celulose. O caminhão deverá executar essa tarefa sem em torno de 50 vezes por dia de forma contínua e ininterrupta.

A Suzano prevê apresentar o caminhão autônomo elétrico sem cabine concluído em meados de 2027 e iniciar as operações de teste até 2028.

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