Redação

28/09/2023 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 27/09/2023 | 17:32

Caminhão a hidrogênio roda mais 1.000 km sem reabastecer

O Mercedes-Benz GenH12 fez a viagem abastecido com hidrogênio líquido que, segundo a Daimler, é a melhor solução para operações de longa distância

O hidrogênio líquido aumenta a autonomia e permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional Crédito: Divulgação/Daimler Truck

O hidrogênio líquido é um forte candidato para reduzir as emissões do setor de transporte rodoviário de carga. Sobretudo as operações de longa distância. Na Europa, os testes com a tecnologia de célula a hidrogênio avançam rapidamente. Recentemente, um caminhão Mercedes-Benz GenH12 a hidrogênio líquido percorreu 1.047 quilômetros na Alemanha.

LEIA MAIS

Randon lança semirreboque sider que ajuda a reduzir consumo do caminhão
Volvo FH terá cabine extra grande baseada em caminhão brasileiro
Fãs de caminhões viajam em um Scania S650 V8 de Xangai à Europa

Continua depois do anúncio

Conforme a Daimler Truck, a viagem foi feita com apenas um abastecimento. Assim, o caminhão partiu de Wörth am Rhein, na segunda-feira, 25 de setembro, e chegou a Berlim na terça-feira, 26. Antes de iniciar a viagem, o Mercedes-Benz GenH2 recebeu hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck.

Abastecimento em dois tanques

O posto fica no Centro de Testes e Desenvolvimento e utiliza hidrogênio da Air Liquide feito a partir de biometano. O hidrogênio líquido foi mantido a -253 °C. Para isso, a empresa utilizou dois tanques com capacidade de 40 kg.


Segundo a empresa, os reservatórios ficam dos dois lados do chassio. Além disso, os tanques receberam um isolamento especial. Portanto, durante toda a viagem foi possível manter a temperatura adequada do hidrogênio. E sem necessidade de resfriamento ativo.

De acordo com a Daimler, o hidrogênio líquido tem ótimo potencial. Ou seja, por causa da maior densidade de energia em relação ao hidrogênio gasoso. Assim, é possível transportar mais combustível. Conforme a Daimler, isso garante maior autonomia. Em outras palavras, é equivalente à de caminhões a diesel convencionais.

Conforme comunicado da montadora, diminuir as emissões dos caminhões é urgente. Para isso, a ideia é usar soluções como hidrogênio e baterias. No caso do hidrogênio, a empresa aposta que esta é a melhor opção para operações de longa distância.


Notícias relacionadas

Mercado

Caminhões leves elétricos começam a ganhar espaço nas vendas do segmento

Mercado

Novo Renault Kangoo com motor a combustão chega em junho

Avaliação

Iveco Daily Hi-Matic é confortável e cheio de recursos; veja o vídeo

Tecnologia

Scania P 280 XT 6x4 é preparado para o negócio pecuário; entenda