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Caminhão a gás da Dongfeng tem cara de Volvo

Novidade da Dongfeng, caminhão a gás pode rodar com combustível comprimido e/ou líquido e tem autonomia acima de 1.300 km

Redação

26 de jul, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Caminhão bicombustível a gás existe e tem cara de Volvo
Chenglong H7
Crédito:Dongfeng/Divulgação
Caminhão bicombustível a gás existe e tem cara de Volvo

Um novo caminhão a gás da Dongfeng acaba de ser lançado na China. Segundo a marca, o modelo pode utilizar gás natural liquefeito e/ou comprimido. Como resultado, a autonomia do cavalo-mecânico, voltado a operações rodoviárias de longas distâncias, pode passar dos 1.300 km. Entre as curiosidades, o Chenglong H7 tem visual muito parecido com o da linha Volvo FH.

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Pacote de equipamentos é destaque do caminhão a gás

Modelo tem cabine muito parecida com a da geração anterior do Volvo (Foto: ChinaTrucks.com)

Apresentada em 2015, a linha de caminhões pesados Chenglong H7 é a mais popular da Dongfeng. Desde então, evidentemente o caminhão foi sendo modernizado e, agora, da mais recente renovação do modelo faz parte essa versão a gás. Na dianteira, chama a atenção a grande grade frontal, necessária para garantir a refrigeração necessária ao motor de quase 15 litros do caminhão a gás.

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Conforme a fabricante, na cabine há equipamentos como bancos revestidos de couro sintético com suspensão pneumática, assim como console central e volante multifuncional renovados. Além disso, ar-condicionado digital, vidros e retrovisores com acionamento elétrico e teto solar também fazem parte do pacote. Aliás, este é inspirado no equipamento do Volvo FH.

Caminhão bicombustível a gás existe e tem cara de Volvo
Dongfeng/Divulgação
A bordo o caminhão conta com multimídia, banco de couro e volante funcional

Tanques de fibra de carbono

O trem de força inclui motor de ciclo Otto da marca chinesa Yuchai, de 14,8 litros. O seis-cilindros em linha produz 570 cv de potência e trabalha em conjunto com a transmissão manual de 12 velocidades. De acordo com a Dongfeng, o caminhão a gás conta com vários tanques de combustível. Ou seja, há um cilindro de 500 litros para gás liquefeito (GNL), localizado do lado esquerdo.

Além disso, o modelo pode receber até oito cilindros feitos de fibra de carbono, com 260 litros cada, para armazenar o gás natural comprimido (GNC). Como resultado, cada tipo de combustível gera autonomia de, respectivamente, 860 e 500 km. Os reservatórios são instalados no conjunto formado por caminhão e semirreboque de 40 toneladas.

Vale dizer que o peso do cavalo-mecânico vazio é de 10,4 toneladas. Conforme a Dongfeng, nessa versão o Chenglong H7 tem até 7,9 metros de comprimento e 4.300 mm de distância entre os eixos. Ademais, o sistema permite alternar ou combinar o tipo de combustível. Assim, a autonomia total do caminhão a supera os 1.300 km. De acordo com dados da fabricante, a velocidade máxima do modelo é de 89 km/h.


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