Tecnologia

Califórnia se prepara para receber caminhões 'sem motorista'

Os caminhões autônomos já rodam no estado norte-americano, mas com a presença de um motorista; nova lei quer liberar ausência de condutor

Redação

01 de out, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Califórnia se prepara para receber os caminhões autônomos sem motorista
Kodiak
Crédito:Kodiak/Divulgação
Califórnia se prepara para receber os caminhões autônomos sem motorista

Até agora, os caminhões autônomos trafegam na Califórnia, estado norte-americano, com um motorista a bordo. Porém, a obrigação pode estar com os dias contados devido a uma nova regra. No último dia 30 de agosto, autoridades locais de trânsito publicaram um conjunto de regras que devem liberar a condução autônoma de caminhões sem motorista.

O objetivo, portanto, é testar as tecnologias. Mas, até o momento, a regra diz que somente veículos de até 5 toneladas podem rodar "sozinhos". Além disso, automóveis também receberam a liberação.

VEJA TAMBÉM
Eaton vê híbrido a etanol como ´ponte´ para elétricos no Brasil
Novos caminhões DAF são até 10% mais eficientes em consumo

MAN rebatiza motor e câmbio da Scania com o nome 'PowerLion'


Publicidade

No entanto, a proposta já causa polêmica entre os representantes da lei de trânsito naquele estado. Em razão disso, no dia seguinte, em 31 de agosto, outra medida foi publicada. Porém, determinando que um motorista esteja sempre bordo do veículo de carga.

Aparentemente, a medida conta com o apoio tanto dos partidos políticos como dos sindicatos mais representativos. Todavia, para a aprovação de qualquer medida, o governador daquele estado, Gavin Newsom precisa apoiar.

Nesse sentido, vale lembrar que ele se opôs à regra de os veículos rodarem sem condutor. Mas por outro lado, Newsom quer promover a tecnologia. Mas sem afetar a segurança das pessoas.


Fabricantes dizem que a tecnologia autônoma está madura

Seja como for, empresas como a Kodiak Technologies querem que caminhões autônomos possam rodar sem motorista a bordo. A empresa já percorreu mais de 4 milhões de quilômetros de forma autônoma. Para isso, envolvei 34 caminhões com a tecnologia. No entanto, havia sempre um motorista a bordo.

Mas para rodar sem motorista, o veículo passa a ser monitorado apenas por um central. Ou seja, uma espécie de sala de controle.

Todavia, as autoridades de trânsito californianas anunciaram que uma decisão não será tomada antes do final deste ano. Do mesmo modo, algo semelhante ocorre no Texas. E tudo indica, que por lá, a mudança da lei ocorra mais cedo. Talvez ainda neste ano.


Deixe sua opinião