Depois de fechar 2024 como líder nas vendas de ônibus elétricos com mais de 300 unidades emplacadas, a BYD tem planos de aumentar a sua presença no segmento de caminhões. Para isso, a marca renovou sua linha com nova identidade visual e capacidades.
Por ora, a marca oferece dois modelos. O eT18 chega com nova identidade visual no lugar do eT8. Trata-se de um chassi rígido destinado à coleta seletiva, mas também, como novidade, pode atender ao setor eletricitário. O modelo tem PBT técnico de 21 t, PBT legal de 16 t e capacidade de carga útil técnica de 13,3 t e legal de 8,3 t.
- VEJA MAIS:
- Caminhões elétricos: JAC é a marca que mais vende no País; veja a lista
- Caminhões pesados: Volvo lidera, Scania domina e Iveco S-Way segue 'vivo' na disputa
- Com juros altos, empresas compram caminhões seminovos, diz SVD
Além disso, conta com um motor elétrico síncrono de imãs permanentes que desenvolve 245 cv de potência e 45,9 mkgf. Uma vantagem é a bateria ser fabricada pela BYD. Nesse sentido, o caminhão recebe dois pacotes de bateria que somam 229 kWh, o que garante ao caminhão a autonomia de 165 km.

O caminhão semipesado ainda conta com tomada do tipo CCS Tipo 2. Assim, pode ser carregado em até duas horas.
Para o transporte de última milha
Outro modelo que a BYD apresentou recentemente ao mercado, mas sem fazer muito alarde, é o eT5. Ou seja, um leve destinado ao transporte de última milha, com PBT de 6,7 t.
Todavia, por causa da capacidade de carga útil de 3,9 t, o caminhão pode receber uma diversidade de implementação como baú, incluindo frigorífico, plataforma tipo guincho ou mesmo carga seca.
O motor elétrico desenvolve 197 cv de potência e 33,7 mkgf de torque. E seu pacote de baterias garante a autonomia de 200 km se carregado com sistema do tipo CCS Tipo 2.
BYD vai apresentar caminhão para transporte de bebida
Ainda neste ano a BYD vai apresentar o eT23. O caminhão chega com 23 t de PBT técnico destinado ao transporte de bebida. E graças à maior distância entre os eixos de 7.600 mm, o transportador poderá transportar até 8 pallets na versão do caminhão 4x2.
Mas segundo o supervisor de vendas de caminhões da BYD, Bruno D'Angelo, a marca já está em fase de certificar implementadores para, se o cliente optar por mais capacidade, pode colocar mais um eixo ao veículo, o transformando em um 6x2.
Seja como for, o caminhão que deve chegar até o primeiro semestre deste ano está em fase de homologação. E, em breve, começará a rodar em testes nas principais empresas de bebidas do País.

A BYD não revela o preço, porém, informa que a chegada do caminhão é uma demanda do setor de bebidas. Assim, o veículo conta com motor elétrico que desenvolve 313 cv de potência e 173 mkgf de torque.
Além disso, assim como o eT18 conta com dois pacotes de baterias totalizando 188 kWh, o que vai garantir até 130 km de autonomia. O tempo de carregamento com carregador CCS Tipo 2 varia entre duas e duas horas e meia.