A BYD apresentou nesta segunda-feira (22), na 29ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, o Dolphin Mini Cargo. De acordo com o fabricante, a nova versão do compacto elétrico atende ao transporte de pequenas cargas em centros urbanos.
- VEJA MAIS:
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Com autonomia de até 280 quilômetros, capacidade de carga útil de 289 kg e volume interno de 2,1 m³, o Dolphin Mini Cargo mantém o visual externo do hatch original. A principal diferença está no interior: a BYD removeu o banco traseiro para adaptar o carro ao transporte de cargas. A fabricante indica o modelo, nessa configuração, para empresas de delivery, e-commerce, bem como para serviços técnicos.
“O Dolphin Mini Cargo é uma resposta direta às novas demandas da logística urbana: mais sustentável, mais eficiente e sem abrir mão de performance”, afirmou Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil. “Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa, sobretudo para operações comerciais de pequeno porte.”
No entanto, a BYD ainda não divulgou o preço nem a data de chegada do Dolphin Mini Cargo às concessionárias.
Outros destaques da BYD na Intermodal
A BYD também levou à feira de transporte em São Paulo o caminhão elétrico eT5, voltado para entregas urbanas de médio porte. Lançado no Brasil em 2024, o modelo oferece autonomia de 185 km, bateria de 99 kWh e capacidade de carga útil de até 3.900 kg. Além disso, o eT5 conta com motor de 194 cv de potência, freio regenerativo, controle de tração (ASR) e sistema eletrônico de frenagem (EBS). De acordo com o fabricante, é possível realizar a recarga completa do veículo em cerca de duas horas.

Outro produto da BYD em exibição na Intermodal é a empilhadeira elétrica ECB35, com capacidade de 3,5 toneladas e bateria de fosfato de ferro-lítio. conforme divulgado pelo fabricante, esse equipamento vem equipado com o novo sistema de telemetria e-Connect, que permite monitoramento remoto em tempo real, alertas preventivos, controle de acesso por senha e relatórios de desempenho.

Mobilidade sobre trilhos
A BYD apresentou na Intermodal a maquete do Skyrail, monotrilho que rodará na Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

“A Intermodal é uma oportunidade estratégica para reforçarmos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor de transportes e logística”, destacou Schneider.