A BYD avança no segmento de veículos pesados elétricos no Brasil e apresenta uma nova configuração para o caminhão eT18. Além de ganhar nova identidade visual, conforme mostramos no Estradão, o modelo agora estreia uma versão equipada com cesto aéreo isolado. Ou seja, destinado à serviços de manutenção de redes de energia elétrica. Assim, o novo caminhão poderá reduzir emissões nas frotas de concessionárias e de prestação de serviços urbanos.
VEJA MAIS:
- Locação de caminhões na Scania cresce com alta da Selic, diz executiva
- Ford Pro cresce mais de 50% e aposta em veículos comerciais por assinatura no Brasil
- Volkswagen lidera caminhões semipesados 6x2 com linha Constellation
O grande destaque é o implemento VST 47, desenvolvido em parceria com a Embark, que permite operações em linhas vivas com alcance de 15,8 metros e isolamento de 46KV. Dessa forma, é possível realizar manutenção em redes energizadas com segurança. E sem a necessidade de desligamento do sistema, agregando eficiência e menor impacto ambiental às operações.
Chassi rígido versátil para coleta seletiva e serviços de eletricidade

Além da aplicação no setor elétrico, o BYD eT18 mantém sua vocação original como caminhão para coleta seletiva. Mas agora com a vantagem de atender também ao setor eletricitário. O modelo conta com PBT técnico de 21 toneladas, PBT legal de 16 toneladas, bem como capacidade de carga útil de 13,3 toneladas (técnica) e 8,3 toneladas (legal).
“Com o eT18, entregamos uma configuração pensada para operações críticas. E com tecnologia limpa”, afirma o diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, Bruno Paiva.
O modelo é equipado com bateria de fosfato ferro-lítio (LFP), torque de 49,5 mkgf. Além disso, conta com dois pacotes de baterias totalizando 188 kWh, o que vai garantir até 130 km de autonomia. O tempo de carregamento com carregador CCS Tipo 2 varia entre duas e duas horas e meia.