O BYD Dolphin Mini, um dos carros elétricos mais procurados do Brasil, agora tem uma versão voltada ao serviço. A fabricante chinesa lançou nesta semana o novo Dolphin Mini Cargo na Intermodal, feira do setor de transporte de carga, em São Paulo (SP).
- VEJA MAIS:
- Volvo CE revela o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo
- Foton volta a produzir caminhões no Brasil após seis anos
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
Bruno Paiva, diretor de venda de ônibus e caminhões da BYD Brasil, afirma que a marca desenvolveu o modelo para o mercado de carga fracionada, sobretudo para entregas urbanas em grandes centros. “É um carro rápido e versátil. Acreditamos que pode ser interessante para a operação de empresas como o Mercado Livre, Magalu, Amazon, Correios, entre outras”, disse o executivo, em entrevista ao Estradão.
O Dolphin Mini Cargo repete o design externo do modelo compacto convencional. A principal diferença aparece no interior: a BYD removeu o banco traseiro para adaptar o carro ao transporte de cargas. A Flash Engenharia, de Salto (SP), preparou o veículo exposto na Intermodal. Além disso, esse veículo à mostra no evento também tem a pintura dos Correios.

“Esse carro vai sair da feira e será testado pelos Correios em São Paulo”, adiantou Paiva. De acordo com o executivo, outra “grande empresa” também vai testar o Dolphin Mini Cargo na capital paulistana. “Ela tem uma operação bem parecida com a dos Correios. Ou seja, é uma operação de last mile, transportando pequenos volumes”, disse.
Dolphin Mini com escada no teto
Paiva contou à reportagem que a BYD vendeu o Dolphin Mini Cargo, durante a Intermodal, a uma empresa que presta assistência em telecomunicações. “Essa empresa vai usar modelos com rack no teto para levar uma escada”, afirmou o executivo.

Conforme dados da marca, o compartimento de carga do veículo tem 2,1 m³ e capacidade de carga útil de 289 kg. O alcance do veículo de serviço é 280 quilômetros, a mesma do Dolphin Mini.
Ainda de acordo com Paiva, o Dolphin Mini Cargo é uma alternativa aos compactos com motor a combustão, mas tem custo operacional mais baixo. "Esse carro consome nove centavos de energia elétrica por quilômetro rodado."

A BYD Brasil ainda não divulgou o preço público do Dolphin Mini Cargo, embora já tenha negociações em andamento com empresas brasileiras. Segundo o diretor, o modelo chegará às concessionárias da marca pelo Brasil nos próximos meses. "Há demanda para esse tipo de veículo. Os Correios, por exemplo, possuem mais de 2 mil veículos desse porte em operação", concluiu.