A Bridgestone se uniu à fabricante sueca de caminhões elétricos e autônomos Einride. A princípio, o foco é o desenvolvimento de um modelo da Classe 8. Essa é a classificação nos Estados Unidos de veículos voltados ao transporte rodoviário de longa distância.
Segundo as duas empresas, a parceria vai gerar vários benefícios. Por exemplo, a Einride vai usar os dados coletados pelos sensores dos pneus da Bridgestone. Além disso, fornecerá caminhões elétricos nos EUA. Bem como serviços digitais por meio da rede da Bridgestone no país.
Por sua vez, a Bridgestone vai implantar tecnologias de mobilidade nos caminhões da Einride. Além disso, a empresa será a fornecedora exclusiva de pneus para os modelos da marca sueca nos EUA.
Publicidade
Bridgestone investe em parcerias
Essa não é a primeira investida da fabricante de pneus na área de tecnologia para veículos pesados. Nesse sentido, a Bridgestone adquiriu parte da Kodiak Robotics. Assim, virou sócia da empresa que fica na Califórnia e desenvolvedora sistemas para caminhões autônomos.
Da mesma forma, não é a primeira vez que a Einride faz parceria com uma fabricante de pneus. Ou seja, já faz testes com protótipos autônomo nas instalações da Michelin na França. Segundo a empresa, os planos para os EUA são ambiciosos.
“Vamos melhorar nossas capacidades", diz o gerente geral de Einride na América do Norte, Niklas Reinedahl. Segundo ele, a ideia é aproveitar a tecnologia presente nos pneus. Sobretudo formada por sensores, que geram dados telemáticos.
Caminhão autônomo em operações reais
Além disso, um caminhão autônomo da Einride fará o transporte de pneus entre uma fábrica e um centro de distribuição da Bridgestone nos EUA. As duas unidades ficam no Estado do Tennessee.
“Há muito espaço grande para inovação", diz o diretor de tecnologia da Bridgestone Américas, Nizar Trigui. Segundo ele, o objetivo é impulsionar a eficiência e a segurança por meio de uma frota que não emita poluentes.