A Bravo Serviços Logísticos inaugurou seu primeiro ponto de abastecimento de biometano em Paulínia, no interior de São Paulo. A iniciativa faz parte das ações da empresa com foco na transição energética. Conforme a companhia, o posto fica em sua principal base operacional. Assim, poderá reabastecer a frota de 23 caminhões Scania a gás, sendo 13 do G410 e 10 do G460.
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Frota dedicada e investimento estratégico em biometano
De acordo com a Bravo, projeto é resultado de investimentos de R$ 29 milhões. Desse total, R$ 4 milhões fora aplicados na construção da infraestrutura de abastecimento. Assim, os R$ 25 milhões correspondem à aquisição dos caminhões a gás.

Segundo o head de sustentabilidade da Bravo, Marcos Azevedo, a decisão de utilizar biometano surgiu após uma fase inicial com GNV, que serviu para testar a tecnologia. “Percebemos que o biometano era a alternativa mais viável e sustentável para uma operação de grande porte”, afirma.
Além disso, ele estima que a adoção do combustível renovável permite reduzir as emissões de CO₂ em até 800 toneladas por ano. Assim, isso permitirá à empresa alcançar suas metas operacionais.
Logística com foco em eficiência e corredores verdes
Pra isso, o biometano será transportado por carretas vindas de usinas sucroenergéticas até a base de Paulínia. Ou seja, solução que garante continuidade no fornecimento. Além disso, uma parceria com a Nécta Gás Natural permitirá a conexão de usinas e postos de GNV para viabilizar uma rede ampla de reabastecimento.
As primeiras rotas de transferência incluem operações da Bravo entre Paulínia e cidades do interior do Estado de São Paulo. Bem como destinos como Uberaba (MG) e Ibiporã (PR). Contudo, para permitir viagens de maior distância a empresa vai utilizar uma solução híbrida com uso de GNV e biometano.
Bravo aposta em soluções para reduzir as emissões
Conforme a Bravo, sua estratégia de neutralização de emissões é baseada em três pilares. Ou seja, malha logística eficiente, com centros de distribuição estratégicos, bem como o uso de outros modais, como o ferroviário para longas distâncias. Além disso, a empresa está ampliando a frota de veículos movidos a gás e biocombustíveis, bem como opções eletrificadas.
Desde 1997, a Bravo atua no setor de transportes ligado ao agronegócio. Segundo a empresa, que atua em 10 Estados, sua operações são baseadas em serviços de logística integrada sobretudo para o transporte e distribuição de insumos.