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Brasil evita que vendas da Traton despenquem no primeiro semestre

Vendas da Scania e da Volkswagen Caminhões colaboram com os números do Grupo Traton no semestre, mesmo com retração

Andrea Ramos

17 de jul, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Brasil responde pelo desempenho do Grupo Traton no primeiro semestre
Grupo Traton
Crédito:Grupo Traton/Divulgação
Brasil responde pelo desempenho do Grupo Traton no primeiro semestre

O Grupo Traton apresentou seus resultados de vendas do primeiro semestre. Segundo dados da empresa, a retração, de 5%, só não foi maior por causa do bom desempenho das marcas Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil. Além delas, o grupo é formado por MAN e International. Como resultado, as quatro marcas entregaram 160.108 veículos de janeiro a junho de 2024.

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Portanto, houve queda na comparação com os 168.114 caminhões e ônibus emplacados no mesmo período de 2023. Seja como for, o destaque ficou com a Scania, que registrou 13% de alta nas vendas com, respectivamente, 23,8 mil e 25,8 mil unidades. Vale destacar que, no Brasil, a marca sueca obteve 87,7% de avanço nas vendas do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.


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Brasil responde pelo desempenho do Grupo Traton no primeiro semestre
Grupo Traton é formado pelas marcas Scania, International, VWCO e MAN

Conforme os dados do Grupo Traton, no Brasil a Scania emplacou 9.062 unidades no primeiro semestre. Assim, em números absolutos, o desempenho da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi ainda melhor, com 11,9 mil emplacamentos no mesmo período. Dessa forma, o resultado foi 16% maior do que as 7,9 mil vendas feitas de janeiro a junho de 2023.

América do Sul segura vendas da Traton

No entanto, MAN Truck e International tiveram meses muito ruins em vendas. As da marca alemã caíram 12%, de 28,8 mil unidades no ano passado para 25,3 mil neste ano. Do mesmo modo, os emplacamentos da norte-americana recuaram 23%, de 23,2 mil veículos emplacados nos primeiros seis meses de 2023 para 16 mil no mesmo período de 2024.


Segundo informações da Traton, as boas vendas de Scania e VWCO na América do Sul, sobretudo no Brasil, são ainda mais importantes em um momento de retração em outros mercados, como a Europa. No caso da marca sueca, os caminhões da gama Plus, de entrada, foram fundamentais para o resultado positivo. Por outro lado, os caminhões da MAN, muito populares entre os europeus, tiveram as vendas muito prejudicadas pela retração na Alemanha.

Traton
A Scania foi a marca do Grupo Traton com maior alta de vendas no Brasil em 2024 (Scania)

Assim, o desempenho da marca só não foi pior porque a linha TGE manteve os bons emplacamentos. Além disso, a queda de 23% nas vendas da International está ligada à quebra da cadeia de suprimentos. Um incêndio na fábrica de um dos principais fornecedores da empresa comprometeu a produção. Seja como for, executivos da companhia dizem que a retração será compensada no segundo semestre.


Vendas de caminhões elétricos não decolam

Da mesma forma, o fraco desempenho de vendas de veículos elétricos preocupa os executivos da Traton. O grupo é um dos que mais investe na eletrificação de caminhões e ônibus. Segundo a companhia, os emplacamentos desse tipo de veículo das marcas MAN, Scania, International e VWCO caíram 7%. Ou seja, de 654 unidades no primeiro semestre de 2023 para 605 no mesmo período de 2024.

Seja como for, nesse segmento as marcas europeias foram as mais atingidos, com retração de 36% das vendas. Por outro lado, o desempenho nas Américas foi bastante positivo. Conforme dados da Traton, a Internacional entregou 138% mais veículos elétricos neste ano na comparação com o mesmo período de 2023. Do mesmo modo, na VWCO a alta foi de 124%.

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