Notícias

BR-174 MT tem trecho interditado para caminhões pesados

Na BR-174 MT, a partir de hoje, não podem trafegar caminhões com PBTC superior a 48,5 t

Redação

14 de jan, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
BR-174 MT é interditada para caminhões pesados em razão das chuvas

BR-174 MT, trecho que passa pelos municípios de Castanheira, Juruena e Colniza, está proibida ao tráfego de veículos com o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 48,5 toneladas.

A medida entrou em vigor ontem, segunda-feira, 13, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que regulamenta a circulação de veículos pesados na rodovia.



A medida é necessária, especialmente em função do período de chuvas, época em que a região é suscetível a alagamentos.


Publicidade

Caminhões pesados que trafegam pela BR-174 MT, no Mato Grosso, devem ficar atentos a trechos que estão proibidos

 

O controle será feito por meio de balança implantada no quilômetro 825 da BR-174 MT. Também será realizado controle de restrição de tráfego nos pontos que requerem maior atenção.


Polícia Federal fiscalizará a BR-174 MT

A fiscalização será executada pelos agentes de trânsito do DNIT, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O DNIT não informou quando os veículos voltarão a circular na BR-174 MT. Vai depender do início das obras de melhorias no trecho que deve ser realizada pelo governo do Estado do Mato Grosso, que administra a rodovia.

Contudo, o órgão recomenda que os motoristas evitem trafegar na região, sobretudo nos períodos de chuvas intensas.


BR-174 MT: sem previsão para início das obras

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra) informou, por meio de nota, que existe um convênio do governo de Mato Grosso com o Governo Federal que prevê a pavimentação da BR-174. No entanto, a União não alocou recursos para tal.

Além disso, por se tratar de uma região com inúmeras comunidades indígenas, a Sinfra-MT aguarda o parecer da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para a emissão de licença ambiental. A partir disso, poderá ser dado início às obras.

De acordo com o comunicado, a equipe técnica dos governos devem se reunir ainda este mês para tratar sobre o convênio e os recursos. Portanto, as obras não têm data para começar.


Em resposta a reportagem, a assessoria de imprensa do DNIT informa que firmou, com a Sinfra/MT, o convênio TT-143/2013. O convênio compreende a elaboração dos estudos ambientais, dos projetos de engenharia e a execução da obra de implantação e pavimentação da  BR-174/MT no trecho que liga os municípios de Juruena, Castanheira e Colniza.

De 2013 a 2016, R$ 40,3 milhões foram  transferidos para a conta do convênio com o Governo do Estado. Desse montante R$ 15 milhões são referentes a garantias de execução de programas ambientais indígenas e R$ 25,3 milhões referentes à elaboração de projetos.

O Governo federal aguarda a conclusão dos projetos de engenharia e a obtenção do licenciamento pela convenente para disponibilização de novos recursos.


- O DNIT informa, ainda, que encontra-se disponível o montante de R$ 20,7 milhões para execução das obras no trecho entre Castanheira e Juruena.

atualizado dia 16/01, às 17h57

Deixe sua opinião