O corpo de bombeiros de Taiwan adquiriu recentemente um dos maiores caminhões de combate a incêndios de que se tem notícia. O modelo é um Scania P450 modificado com tração 12x4 e equipado com uma escada que alcança até 104 metros de altura, o que equivalente a um prédio de 35 andares. De acordo com as autoridades da ilha, o veículo de 16,3 metros de comprimento pesa 60 toneladas.
- VEJA MAIS:
- Setor de implementos rodoviários cresceu 5,4% em 2024
- Agrale entrega 128 viaturas Marruá ao Exército Brasileiro
- Iveco conclui venda da Magirus, fabricante de caminhões de bombeiro
A plataforma usada no caminhão de bombeiro de Taiwan é um sistema S104 HLA da marca finlandesa Bronto Skylift. Além disso, o dispositivo contém tubulações de água para combate a incêndio e uma caixa de resgate que comporta até 700 kg ou cerca de 10 pessoas. Ademais, o sistema de tração do caminhão tem uma configuração curiosa: dos seis eixos, os três primeiros e o último eixo são de direção, para aumentar a capacidade de manobra do veículo em espaços limitados.
A empresa de engenharia local Qi Tak Machinery Lifting Engineering montou o implemento da Bronto Skylift no caminhão Scania dos bombeiros de Taiwan. Conforme a companhia, a escada eleva-se mesmo em condições com ventos de 12,5 metros por segundo, o que equivale a aproximadamente 45 km/h.
Publicidade
Caminhão de combate a incêndios em arranha-céus de Taiwan
O novo caminhão de bombeiros de Taiwan possui a escada aérea mais alta da Ásia. Porém, ela não é a maior do mundo. Atualmente, o recordista nesse quesito é outro sistema da Bronto Skylift, o F112 HLA, que alcança 112 metros. Essa plataforma montada sobre um caminhão Mercedes-Benz 14x4 está em serviço em Dubai.
Taiwan adquiriu um caminhão de bombeiro equipado com uma escada tão grande devido à necessidade de atender a emergências em edifícios altos, que representam uma parte significativa do cenário urbano da ilha. Com 169 prédios acima de 120 metros e outros 14 arranha-céus em construção, a infraestrutura vertical do país exige equipamentos especializados para operações de resgate e combate a incêndios.