Notícias

Bombeiros de SC renovam frota com caminhão Scania importado da Espanha

Nova viatura baseada no caminhão semipesado Scania P320 será operada pelos bombeiros em Blumenau

Redação

15 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

bombeiros, scania, Santa Catarina,
Caminhão importado da Espanha vem com mais de 90 ferramentas e equipamentos de resgate
Crédito:CBMSC/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) adquiriu um caminhão de bombeiros de última geração, fabricado em Sevilha, na Espanha. O quartel de Blumenau vai operar a nova viatura, do tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR). O veículo integra o plano de renovação da frota pesada da corporação, previsto para este ano e para 2026.

De acordo com o CBMSC, o investimento total nessa renovação ultrapassa R$ 70 milhões. A compra do novo caminhão foi viabilizada por um convênio com a Prefeitura Municipal de Blumenau, que destinou R$ 2.590.000,00 para a compra do veículo importado.

Veículo é o primeiro do tipo no estado e segue padrão europeu

Ainda segundo a corporação, o novo caminhão, baseado no modelo semipesado Scania P320, seguiu um projeto específico para atuar como veículo de emergência desde a concepção, o que dispensou adaptações sobre chassis convencionais. A estrutura foi construída com copolímero, material que, conforme o CBMSC, oferece leveza, resistência a impactos e à corrosão, além de suportar temperaturas superiores a 600 °C.

bombeiros, scania, Santa Catarina,
Modelo é baseado no caminhão semipesado Scania P320 - CBMSC/Divulgação

A viatura conta com um tanque de água com capacidade para 4 mil litros e um canhão monitor frontal, operado por joystick. Além disso, o caminhão vem equipado com 96 ferramentas e dispositivos voltados a operações de busca, resgate e salvamento, todos com certificação europeia. De acordo com o CBMSC, essa será a primeira unidade desse tipo a operar em Santa Catarina.


"A chegada dessa nova viatura marca um avanço expressivo em tecnologia, segurança e eficiência operacional para o Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau. Trata-se de um investimento estratégico na proteção da vida e do patrimônio da população, que consolida o município como referência em modernização dos serviços de emergência em Santa Catarina", disse o tenente-coronel Mateus Muniz Corradini, comandante do 3° Batalhão de Bombeiros Militar.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião