O fator humano é a principal causa de acidentes com mortes na estrada. Inclusive, é mais relevante do que as condições da via e eventuais defeitos mecânicos. Esta é a conclusão da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nesse sentido, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) aponta que 42% dos acidentes estão relacionados ao sono. E 18% ocorrem por fadiga.
Por isso, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) alerta também para a falta de descanso adequado, o que é comum. Sobretudo entre caminhoneiros autônomos. E isso também aumenta muito o risco de acidentes para motoristas de caminhão.
O levantamento mais recente daPolícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que, em 2021, das 5.391 vidas perdidas em acidentes de trânsito nas rodovias, 854 vítimas eram ocupantes de caminhões. Ou seja, 15,9% do total de mortes.
Continua depois do anúncioSeja como for, o assessor institucional da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, a CNTA, Alan Medeiros Otani, explicou ao Estradão que algumas técnicas simples podem ajudar o caminhoneiro a dirigir com mais segurança. De acordo com ele, o primeiro passo é respeitar seus limites. Ou seja, cansaço e falta de sono são armas no trânsito.
LEIA MAIS
Mercedes-Benz Arocs 10x4 autônomo tem preço de 50 Renault Kwid
Preço da fiscalização bienal de tacógrafos baixa mais de 50%
Produção de caminhões cai 41,1% em abril e deixa montadoras em alerta
Atenção ao estado emocional
Além de descansar para pegar a estrada e não exceder tempo ao volante, é importante o motorista cuidar do emocional. "Assim, dirigir em estado de estresse, ansiedade ou raiva, afeta o desempenho ao volante". Outra forma de evitar acidentes é fazer a manutenção do caminhão corretamente. Assim, garantirá a segurança do motorista e de outras pessoas.
Otoni também chama a atenção para a importância de conhecer bem a rota por onde vai passar. Desta maneira, o caminhoneiro saberá quais as condições da estrada. Bem como o fluxo e condições de parada. "Com esse preparo, os riscos de acidente diminuem muito".
Segundo ele, estacionar no lugar certo também é uma forma eficiente de evitar acidentes. Mesmo em situações inesperadas, manter essa conduta evita colisões. Quando não for possível, é importante que o caminhoneiro sinalize devidamente o local de parada.
MP para contratação do próprio seguro
Assim como a Lei do Descanso que está em vigor desde 2015, outras regras podem ajudar a trazer mais segurança ao dirigir. Esse é o caso da Medida Provisória 1.153/2. Assim, poderá garantir ao caminhoneiro autônomo o direito de contratar o seu próprio seguro de carga.
Assim, com base na lei de 2002, as empresas embarcadoras, ou seja, as donas da carga, passaram a contratar os seguros. Dessa forma, estabelecem condições da apólice ao plano de gerenciamento de riscos. Se virar lei, a MP proibirá esta prática. E garantirá que o transportador tenha exclusividade pela escolha da sua seguradora e condições de apólice.
Seja como for, na visão da CNTA, com a nova realidade o caminhoneiro autônomo terá mais condições de gerenciar sua rota e seu tempo. "Isso refletirá, entre outras coisas, em mais segurança ao dirigir. O motorista não precisará exceder seu limite de tempo ao volante para cumprir as regras do gerenciamento de risco exigido pela seguradora. Isso porque o gerenciamento de risco será feito por ele com sua seguradora, não mais pelo embarcador", explica Alan Medeiros Otani.