Uma das datas mais importantes do varejo mundial — e também brasileiro —, a Black Friday deve movimentar significantemente o e-commerce, elevando a demanda por entregas no last mile, a etapa mais crítica da logística, onde a precisão e a agilidade nas entregas são essenciais para o sucesso. Uma pesquisa realizada pela LWSA, em parceria com Bling, Tray, Melhor Envio e Opinion Box, revela que 96% dos consumidores pretendem realizar compras durante a Black Friday 2024, e mais da metade planeja gastar acima de R$ 1.000.
A maioria dos consumidores (57%) se prepara com antecedência, utilizando principalmente os sites e redes sociais das marcas para pesquisar ofertas. Atrativos como frete grátis e facilitação de pagamento são fatores decisivos para concluir a compra, enquanto o valor do frete é um ponto crítico, com 60% dos consumidores afirmando que o custo de envio influencia diretamente suas decisões de compra. Em um período de alta demanda, soluções logísticas eficientes para last mile são essenciais para atender às expectativas dos consumidores, especialmente aquelas voltadas para frotas comerciais.
“A Black Friday é um dos momentos mais críticos para o setor de e-commerce, especialmente para a logística de last mile, que tem como foco as etapas finais da entrega”, explica Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil. “Para estarem prontos para esses picos de demanda, os gestores precisam de tecnologias que proporcionem dados precisos e uma gestão eficiente durante o ano todo”, diz.
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A expectativa é de que a Black Friday movimente neste ano R$ 9,3 bilhões — 9% a mais que em 2023, de acordo com a Confi.Neotrust, com consumidores já reservando orçamento para comprar na data, antecipando até mesmo as compras de Natal. Responsável pelo gerenciamento de mais de 4,3 milhões de veículos, a Geotab oferece soluções que combinam análises de dados e inteligência artificial (IA) a fim de otimizar a logística em cada etapa da entrega por meio do gerenciamento inteligente das frotas comerciais. Com as informações, é possível monitorar o desempenho da frota em tempo real, permitindo que os gestores reduzam o consumo de combustível, garantindo entregas mais eficientes, rápidas e sem falhas.
“A gestão eficiente de dados tem a capacidade de reduzir o tempo ocioso dos veículos, resolvendo um dos maiores desafios do setor e garantindo que a frota opere na sua capacidade máxima”, diz Canicoba. “A IA aplicada ao gerenciamento de frotas da Geotab permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, ajudando as empresas a tomarem decisões mais rápidas e precisas, evitando problemas antes que eles impactem as operações.”
Além de contribuir para entregas mais rápidas, o uso das ferramentas de inteligência de dados aplicado às frotas comerciais traz mais segurança no trânsito. Ao monitorar o comportamento dos motoristas ao volante em tempo real, é possível implementar medidas de direção mais seguras, prevenir acidentes e salvar vidas. “A IA pode ser usada para identificar padrões de comportamento dos motoristas, indicando os casos com maior potencial de colisão, junto com a predição de manutenção de veículos, indicando, por exemplo, os veículos com potencial de falha mecânica ou falha de bateria, ou até mesmo oportunidades de melhoria operacional no caso de paradas e tempo ocioso da frota, permitindo que as empresas mantenham alta eficiência, minimizando atrasos, acidentes e falhas durante o período crítico das entregas, diz o vice-presidente da Geotab no Brasil.
Um exemplo prático dos resultados dessas soluções é o Mercado Livre, que utiliza as soluções Geotab — e já obtém bons resultados. Com o uso dos dados da Geotab, a empresa reduziu em 37% a quilometragem ociosa e registrou uma queda de 42% nos incidentes totais, sendo 16% nos referentes a excesso de velocidade. “Esses resultados demonstram como a tecnologia pode melhorar a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das operações, especialmente em períodos de alta demanda como a Black Friday”, completa Canicoba.Dados da E-Marketer mostram que o e-commerce deve ultrapassar até 2028 os US$ 250 bilhões — sendo Brasil e México responsáveis por 86,8% das novas vendas no setor ainda neste ano. Diante desse cenário, as empresas precisam estar prontas para atender às demandas desse mercado crescente, inclusive nos momentos de pico — e as soluções em transporte conectado trazem vantagem competitiva. “Nossas soluções não apenas oferecem economia e eficiência operacional, mas também garantem uma experiência de compra excepcional para os consumidores”, diz o vice-presidente da Geotab no Brasil.