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Baterias recondicionadas viram opção de reposição para caminhões elétricos da Mercedes

Segundo a marca, uso baterias recondicionadas permite reduzir um terço das emissões de CO₂e em comparação com a fabricação de uma bateria nova

02 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

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baterias recondicionadas, Mercedes-Benz
Baterias recondicionadas são processadas na planta da Mercedes-Benz em Mannheim, na Alemanha
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz Trucks passou a oferecer na Europa baterias recondicionadas de alta tensão como peças de reposição para caminhões elétricos. A iniciativa atende os modelos da primeira geração do eActros 300/400 e do eEconic, permitindo que operadores de frota substituam as baterias usadas por componentes retrabalhados e com garantia de fábrica. De acordo com a empresa, essa alternativa contribui para a redução do impacto ambiental e prolonga a vida útil dos materiais.

A bateria recondicionada é a CB400. O fabricante desmonta o equipamento, limpa as peças, substitui os componentes desgastados e atualiza o software de controle. Todos os procedimentos ocorrem no centro de mobilidade livre de emissões da Mercedes-Benz, em Mannheim, na Alemanha. Segundo a montadora, as baterias passam por testes que garantem desempenho, segurança e durabilidade equivalentes às peças novas.

“Com o conceito retrabalhado da CB400, oferecemos aos nossos clientes uma solução econômica e sustentável que reutiliza componentes de alta qualidade, reduzindo assim o consumo de recursos e as emissões de gases de efeito estufa”, explica Christian Vrbek, líder da equipe de remanufatura de veículos zero emissão no pós-venda da Daimler Truck.

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Baterias retrabalhadas servem no eActros 300, que será descontinuado - Mercedes-Benz/Divulgação

Baterias recondicionadas economizam recursos

De acordo com o fabricante, a reutilização de componentes na bateria recondicionada permite reduzir cerca de um terço das emissões de CO₂e em comparação com a fabricação de uma bateria nova. Além disso, equipamentos que não podem ser recuperados são reciclados. Existe também a possibilidade de usar as baterias retrabalhadas em aplicações secundárias, como armazenamento estacionário de energia.


O programa atende a uma demanda crescente por soluções de manutenção para caminhões elétricos, sobretudo com o encerramento da produção da primeira geração do eActros 300/400 no final deste ano.

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