Avaliação

Avaliamos o caminhão elétrico BYD eT5, focado em operações urbanas

Aceleramos o caminhão elétrico da BYD eT5, ideal para operações de transporte de última milha, com autonomia de até 185 km

Andrea Ramos

11 de abr, 2025 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Impressões: caminhão elétrico BYD eT5 7200 chega nas operações urbanas
Impressões: caminhão elétrico BYD eT5 7200 chega nas operações urbanas
Crédito:Fotos: Andrea Ramos/Estradão

O BYD eT5 7.200 vem se destacando no mercado brasileiro. Afinal, além de motor elétrico, o caminhão feito na China tem dimensões e capacidades técnicas adequadas às operações de transporte urbano. No lançamento no País, há cerca de um ano, a marca informou que o preço sugerido seria de R$ 589 mil. Embora a tabela tenha mudado, a empresa não revelou o preço atualizado.

Seja como for, o caminhão tem chamado a atenção de empresas de locação. Assim, pode ser uma alternativa para frotistas que precisam reduzir as emissões das operações de transporte mas não podem, ou não querem, investir na compra de caminhões elétricos.

Impressões: caminhão elétrico BYD eT5 7200 chega nas operações urbanas
O eT5 pode receber uma série de implementos e tem entre-eixos de 3.360 mm - Fotos: Andrea Ramos

Segundo o supervisor de engenharia da BYD Brasil, Natan Barbizan, o caminhão tem peso bruto total (PBT) de 6,7 toneladas. Além disso, a capacidade de carga líquida é de 3,9 t. Conforme a empresa, o caminhão elétrico tem 5.930 mm de comprimento e 3.360 mm de distância entre os eixos.

Como resultado, pode receber implementos como baú convencional ou refrigerado. Bem como carga seca e plataforma guincho. Assim, a BYD também aposta em clientes que operam em operações de transporte de serviços públicos. Nesse sentido, para atuar na manutenção de rede de energia, por exemplo, o modelo pode receber cesto aéreo com braço de até 10 metros.


O motor elétrico e as baterias são da BYD

O BYD eT5 7.200 tem motor elétrico que gera potência de 145 kW, equivalentes a 197 cv. Além disso, o torque, de 33,7 mkgf, fica disponível imediatamente. Basta o motorista acionar a tecla D (drive) ou R (ré). Ao estacionar o caminhão, é só pressionar a posição N, de neutro.

Conforme a BYD, o conjunto de baterias tem capacidade total de 99 kWh. Como resultado, a autonomia chega a 185 km. Além disso, em carregadores de alta potência CCS do tipo 2, a recarga é feita em até 2 horas.

Impressões: caminhão elétrico BYD eT5 7200 chega nas operações urbanas
Volante multifuncional é um dos vários equipamentos do BYD; Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Assim, para suportar o peso do conjunto de baterias, o chassi é estruturado com longarinas de aço reforçadas em perfil "U". A tara do caminhão é de 2,8 t.

BYD renova o desenho de toda a gama

A identidade visual é similar à dos demais caminhões oferecidos pela marca chinesa: eT18 e eT23. Ou seja, com linhas modernas, destacada pelos faróis de LEDs. Segundo a marca, o desenho também visa reduzir a resistência aerodinâmica, de modo a melhorar a eficiência energética.


O BYD eT5 também conta com vários sistemas de segurança. Entre eles há freios ABS e EBS, obrigatórios por lei. Assim como assistente de partida em rampa e controle eletrônico de tração.

Por sua vez, a cabine é bem acabada. Considerando que o modelo pode levar três pessoas, o espaço interno é amplo.

Impressões: caminhão elétrico BYD eT5 7200 chega nas operações urbanas
O motorista conta com todos os recursos próximos, sem precisar tirar as mãos do volante

Por meio do volante multifuncional, o motorista pode acessar as funções do computador de bordo com painel digital. Do mesmo modo, há sistema multimídia com tela digital de 7 polegadas. Outro destaque é o eficiente sistema de ar-condicionado.

A assistência elétrica deixa a direção leve, o que facilita as manobras, sobretudo em locais estreitos. Nossa avaliação se restringiu a voltas curtas na área do condomínio comercial onde fica uma parte da operação da BYD, em Campinas (SP). Portanto, dividindo espaço com outros veículos e pedestres. Seja como for, deu para constatar que o modelo é ágil e tem respostas rápidas aos comandos do acelerador.


O caminhão conta com os recursos como três modos de condução - potência, econômico e normal -, além da opção cruzeiro adaptativo. Priorizamos o econômico, uma vez que estávamos em um ambiente fechado, com velocidade controlada. Ao ativar o modo potência, é notório o aumento de oferta de torque.

O caminhão da BYD tem ainda sensor de obstáculos na traseira, que emite um ruído baixo quando a marcha à ré é acionada. Segundo a BYD, a câmera traseira não faz parte da lista de opcionais.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião