Tecnologia

Arrow One: como nasceu a van elétrica brasileira que é sucesso até no exterior

Startup de Caxias do Sul, Arrow Mobility desenvolveu a primeiro furgão elétrico de entregas urbanas do Brasil e faz sucesso também no exterior

Thiago Vinholes

06 de dez, 2024 · 12 minutos de leitura.

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Arrow Mobility
Arrow One é a primeira van elétrica projetada no Brasil
Crédito:Arrow Mobility/Divulgação

Atualmente, um dos veículos de entrega urbana mais avançados em serviço no Brasil é um produto nacional. Trata-se do furgão elétrico Arrow One, que a Arrow Mobility produz em Caxias do Sul (RS). A empresa gaúcha lidera a primeira iniciativa desse tipo na indústria brasileira desde o fim da Gurgel, na década de 1990. E o que ela oferece, nenhuma outra montadora no País iguala.

A Arrow Mobility é uma startup, mas já atua como uma fabricante automotiva, com processos rigorosos e planos bem definidos. A empresa surgiu em setembro de 2020, mas com outro nome. "Começamos como uma empresa de engenharia, a Arrow Projects Office, que prestava serviços para fabricantes de ônibus e automóveis", explica Julio Balbinot, um dos fundadores da montadora e atual diretor de operações e marketing, em entrevista ao Estradão.

Arrow Mobility
Julio Balbinot é um dos fundadores da Arrow Mobility (Divulgação)

Grande parte dos colaboradores da Arrow veio da Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus também sediada em Caxias do Sul. "Durante a pandemia, a Marcopolo realizou um lay-off, e muitas pessoas com alto nível de conhecimento deixaram a empresa. Assim, aproveitamos essa oportunidade para reunir esses profissionais. Também contamos com ex-funcionários da Agrale, Ford, Volkswagen e Renault", conta Balbinot, que, antes de fundar a Arrow, atuava como engenheiro na empresa de ônibus.

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Nessa primeira fase, a Arrow prestou serviços de engenharia e desenvolvimento de produto para outras fabricantes do setor automotivo, inclusive fora do Brasil. "Prestamos serviços para empresas do Egito, Índia, China, Espanha e Inglaterra, e para a Alexander Dennis, que fabrica os ônibus vermelhos de Londres", aponta o diretor da Arrow Mobility. "Mas logo percebemos que podíamos fazer coisas diferentes e buscar outros ramos de atuação", completa.

Avanço do e-commerce deu origem a Arrow Mobility

Menos de um ano após a fundação, a empresa alterou seu curso e nome. "Começamos a observar as tendências do mercado e notamos o crescimento abrupto do e-commerce durante a pandemia, não só no Brasil, mas no mundo. Foi então que encontramos o nosso espaço e decidimos desenvolver um veículo específico para esse segmento, que obviamente deveria ser elétrico", explica Balbinot.


Arrow Mobility
Van tem 6,2 metros de comprimento e tem PBT de 5.300 kg (Arrow Mobility/Divulgação)

Assim, em março de 2021, a Arrow Projects Office passou a se chamar Arrow Mobility. "Em caráter de startup, montamos um pitch para captar investimentos e fomos ao mercado apresentar nosso veículo para empresas, fundos e para quem mais quisesse investir no nosso projeto. A aceitação foi ótima", recorda o diretor da startup gaúcha. "Em setembro de 2021, fechamos um contrato com a Unidas, que foi posteriormente adquirida pela Localiza, para fornecer 100 unidades da nossa van, que ainda estava em desenvolvimento. Um ano depois, o Arrow One estava pronto."

A estreia da van elétrica ocorreu durante a Fenatran 2022, já com o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT), emitido pelo Denatran. "Foi neste momento que deixamos de ser os caras do PowerPoint e passamos a ter um produto pronto e homologado", pontua Balbinot.


Mercado Livre impulsionou a Arrow Mobility

Se a Arrow Mobility desfruta de alguma fama hoje, o responsável por isso é o Mercado Livre. A plataforma de comércio eletrônico foi o primeiro operador do Arrow One, que iniciou suas operações com a empresa em dezembro de 2023, ainda em fase de testes. "Realizamos três rodadas de testes com o Mercado Livre entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. Em algumas rotas, o Arrow One demonstrou até 265% mais eficiência do que os outros veículos usados nas entregas", revela o executivo.

Mercado Livre
O Mercado Livre foi o primeiro operador do Arrow One (Arrow Mobility/Divulgação)

Após concluir as avaliações, o Mercado Livre encomendou 50 unidades da van elétrica da Arrow Mobility em julho de 2023. Inclusive, a 50ª unidade será entregue à frota da empresa neste mês. Atualmente, a plataforma de e-commerce utiliza veículos alugados da K+N e da Basepex, que, por sua vez, os alugam da Localiza. Por ora, os furgões elétricos pintados de amarelo realizam entregas de mercadorias apenas em São Paulo, na região metropolitana da capital paulista e em São José dos Campos (SP).


Recentemente, a Arrow Mobility entregou a primeira van à To Do Green, transportadora que realiza entregas para a Amazon em mais de 70 municípios na capital e no interior do Estado de São Paulo. Ao todo, a empresa encomendou quatro unidades do Arrow One. Além disso, a startup já exportou um modelo para a Argentina, adquirido pelo Grupo Fênix, que se tornou o representante da empresa brasileira no mercado argentino.

Balbinot contou ainda que a Arrow Mobility recebeu sondagens de outros "gigantes" do e-commerce e do setor de entregas, também interessados em avaliar a van elétrica. "Por enquanto, não posso revelar quais são essas empresas, mas as conversas estão avançadas".

Arrow One comporta 2.000 kg e roda 200 quilômetros

De acordo com a startup, a van elétrica atende operações Last Mile. Essa fase corresponde à última etapa na entrega de mercadorias compradas on-line, quando o veículo se desloca de um centro de distribuição até o destino final da encomenda. Atuando nesse modelo de trabalho, o Arrow One tem alcance de 200 km e capacidade de carga de até 2.000 kg em um compartimento de 16,5 m³.


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A To Do Green, parceira da Amazon, é outro cliente da startup gaúcha (Arrow Mobility/Divulgação)

"O motor elétrico do Arrow One é montado diretamente no eixo traseiro. Então, isso economiza muito espaço dentro do veículo, pois elimina o motor na parte frontal", conta o diretor da startup. "A van tem uma plataforma que parece um skate. Ou seja, é só encaixar a carroceria por cima", resume.

O desenho da van é de autoria de João Paulo Melo, que lidera a área de design da Arrow Mobility. E o reconhecimento veio rápido: em março deste ano, o Arrow One conquistou o iF Design Awards 2024, na categoria de veículos comerciais. Esse prêmio é considerado o "Oscar" do design.


Arrow Mobility
Van tem 16,6 m³ de espaço no compartimento de carga (Arrow Mobility/Divulgação)

Além disso, a startup projetou a cabine do Arrow One para aumentar a eficiência durante as entregas. "É possível caminhar no meio da van, que tem prateleiras laterais. Os motoristas também podem usar uma pulseira para abrir e fechar a porta da van, sem precisar largar a caixa no chão. Tudo isso faz com que eles ganhem, no mínimo, um minuto por entrega. Esse minuto, multiplicado por 200 entregas por dia, pode gerar uma eficiência de três horas", salienta Balbinot.

Produto único no Brasil

Na visão de Balbinot, o Arrow One não possui concorrentes diretos no mercado brasileiro. "Nosso produto é único no Brasil, pois ele foi totalmente projetado para atuar em entregas urbanas. Existem outros veículos utilitários com motorização elétrica no mercado, mas eles são multipropósitos. O Arrow One, por outro lado, é a van do e-commerce", exalta o diretor. Atualmente, a van está com preço tabelado em R$ 729.000.


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Modelo vem até com central multimídia (Arrow Mobility/Divulgação)

Segundo o diretor, a Arrow tem capacidade para produzir até 10 exemplares da van por mês e o prazo de entrega do veículo, após a compra, é de seis meses. "O desafio da Arrow Mobility hoje, e também para os próximos anos, é estar sempre antenada às tendências. Se amanhã o mercado de entregas pedir drones, nós teremos uma divisão de drones. Se as entregas forem feitas por teletransporte, teremos uma empresa de teletransporte", conclui Balbinot.

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