A fabricante francesa ARQUUS e a alemã Daimler Truck anunciaram a formação de uma parceria estratégica para desenvolver e produzir veículos militares. A aliança envolve ações entre as unidades industriais das empresas na França e na Alemanha e tem como um dos principais objetivos a modernização da frota logística do Exército Francês, prevista para os próximos anos.
- VEJA MAIS:
- Mack lança nova geração do Anthem voltada ao transporte regional nos EUA
- GMW lança caminhão híbrido na China com mais de 1.000 cv de potência
- Farizon estreia com frota elétrica no Brasil e mira expansão nacional
Em nota conjunta, as companhias informaram que pretendem desenvolver soluções personalizadas para as necessidades de clientes da área de defesa. Isso inclui desde projetos técnicos de veículos militares até planos de manutenção e serviços. De acordo com os fabricantes, a parceria pode acelerar projetos de novos produtos para o setor de logística militar.
Segundo Emmanuel Levacher, CEO da ARQUUS, a iniciativa vai combinar o conhecimento e o histórico das empresas com as forças armadas. "Ambas as empresas conhecem profundamente as necessidades das Forças Armadas e também se beneficiarão dos muitos anos de experiência uma da outra. Isso terá um impacto positivo no desenvolvimento conjunto de veículos, nas sinergias na área de expertise em produção e na otimização do serviço para nossos clientes."
Produção será dividida entre Alemanha e França
Apesar da parceria, as duas empresas seguirão operando de forma independente em seus respectivos países, mas colaborarão em áreas específicas de produção e desenvolvimento de veículos de defesa. A ARQUUS mantém linhas de montagem em Garchizy e Limoges, no centro da França. Já a Daimler Truck fabrica veículos militares em Wörth am Rhein, na Alemanha, bem como em Molsheim, na região francesa da Alsácia — ambas as localidades situadas próximas à fronteira entre os dois países.
De acordo com os fabricantes, essa configuração permitirá uma operação binacional da parceria, com ganhos de escala de produção e especialização. “Nossos produtos, nossas abordagens, ideias e objetivos no setor de defesa se sobrepõem. Agora, estamos combinando nossos pontos fortes em relação a veículos militares”, disse Daniel Zittel, chefe de vendas de defesa da Daimler Truck.