A Mercedes-Benz costuma definir o Arocs como o seu especialista para as operações no segmento da construção. O fato é que se há algum exagero por parte da montadora, para as empresas o caminhão carrega atributos para cumprir vasto repertório de tarefas nas adversas condições do transporte fora de estrada. A marca dispõe de amplo arsenal de componentes para entregar o equipamento mais adequado ao serviço, do conjunto do trem de força às cabines, em versões cavalo-mecânico ou rígido.
Para montar o caminhão, o operador pode contar com até 18 motores, dos blocos de 7,7 litros aos de 15,7 litros com variações de 238 cv a 625 cv e torques de 1.000 Nm a 3.000 Nm a 1.100 rpm. Depois, a depender do serviço e capacidade de peso desejada, o Arocs é oferecido em qualquer configuração de rodagem concebível para um caminhão de sua categoria. O cliente escolhe de acordo com a necessidade: com dois eixos, pode ser 4x2 ou 4x4, com três, 6x2, 6x4 ou 6x6, com quatro eixos 8x2, 8x4, 8x6 ou 8x8. Completa o conjunto, transmissão automatizada PowerShift com até 16 marchas.
Conforme a operação, o caminhão promete eficiência para transporte de carga de até 250 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). A ampla faixa de capacidades também vem da flexibilidade de produção da fabricante em oferecer diversos arranjos da suspensão, das tradicionais soluções metálicas às bolsas de ar.
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Para as cabines outras possibilidades para deixar o caminhão na medida para o trabalho. No portfólio, habitáculos curtos ou com leitos, mais estreitos ou mais largos que possibilitam tanto aumentar o espaço interno quanto permitem ajustar o veículo para atuar em áreas confinadas, por exemplo. E para áreas de difícil condução, nas quais todo o cuidado é pouco, o Arocs conta com o chamado TRC, a sigla em inglês para turbo retarder clutch. O recurso atua na transmissão e, na prática, gera mais 476 cv de potência para a frenagem. Na companhia do freio motor, o conjunto desenvolve um total de 646 cv. O TRC também pode ser combinado com assistentes de direção, como detector de proximidade e freio ativo de emergência.
De acordo com a fabricante, o Arocs é resultado da boa miscigenação de soluções de diversos outros modelos da Daimler Trucks, como do pesado Actros SLT, indicado para cargas indivisíveis, do semipesado Atego e até mesmo do leve Fuso Canter 4x4.
Lançado há quatro anos, o caminhão é produzido na fábrica de Wörth, na Alemanha, de onde sai para os mercados europeus e de exportação. As unidades exportadas do Arocs, aliás, têm um pouco de brasileiro. Desde agosto, a Mercedes-Benz passou a enviar os motores OM 460 com tecnologia Euro 3 fabricados em São Bernardo do Campo (SP) para a linha de montagem de Wörth para equipar os Arocs que seguem para os mercados da África e do Oriente Médio.